Logo O POVO+
Gegê do Mangue e Paca: foragido assina procuração
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Gegê do Mangue e Paca: foragido assina procuração

Tipo Opinião
Canoa Quebrada é uma das praias com hospedagens inclusas (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Canoa Quebrada é uma das praias com hospedagens inclusas

O caso Gegê do Mangue e Paca, traficantes do PCC assassinados em 2018 pela própria facção no Ceará, é uma versão à brasileira de O Irlandês. Sem a romantização da história mafiosa vivida por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, mas uma narrativa quase sem ponto final e com cenas surpreendentes. O último episódio do mistério sobre a teia que deu na eliminação de Gegê e Paca enreda a forma de como o traficante Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, dá traços na Polícia, Ministério Público e Justiça. Fuminho é o principal suspeito de ter comandado a execução dos dois ex-parceiros de crime. Acontece que Fuminho está foragido há 21 anos e, por último, assinou uma procuração para que um advogado o defenda no processo que corre no Ceará.

Ar da graça!

A informação sobre Fuminho e a procuração assinada, como se estivesse livre e vendendo erva doce, foi levantada pelo repórter Josmar Jozino, do portal de jornalismo Ponte.

Portos

Fuminho, segundo um documento da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), que O POVO teve acesso, usou portos do Ceará para traficar cocaína para países da Europa.

Sombreado

Reportagens do repórter especial Cláudio Ribeiro, do O POVO, mostram como a cocaína escapa da fiscalização no Mucuripe e Pecém (https://bit.ly/38i3ZiU, https://bit.ly/376uqId, https://bit.ly/3akheBB).

Conexão Canoa

Até segunda-feira, 19, Canoa Quebrada recebe a Escola de Verão em Inteligência Artificial, uma realização do Instituto Federal do Ceará.

Machismo

Nove dias depois do feminicídio de Ana Angélica Pereira Capistrano, ocorrido em 7/1, o promotor Marcus Renan denunciou à Justiça Carlos Alberto Soares Capistrano - acusado de disparar contra a vítima e, depois, tentar se suicidar.

Machismo 2

A denúncia foi feita em tempo recorde pelo promotor de Justiça já que a autoria era conhecida e o feminicida foi preso em flagrante. Chama atenção porque, geralmente, a morosidade é a regra.

Inusitado

Uma capivara foi capturada na Praia do Futuro por militares do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Ambiental. Provavelmente, veio do rio Pacoti e entrou pela Sabiaguaba.

 

 

Vapt-vupt

O Centro de Fortaleza terá um Vapt-Vupt. Quem informa é a secretária Socorro França (Proteção Social). A central de serviços funcionará no antigo Palácio da Justiça, na Barão do Rio Branco.

Muda o disco

O cerimonial da UFC bem que poderia mudar a música que encerra as colações de grau. Continua aquela música baixo astral, criada pela Globo, para as vitórias e funeral de Airton Senna. Que tal algo mais original e pra cima?

Sustentável

A Prefeitura de Roma está trocando passagens de transporte coletivo por garrafas pets. É o projeto Recili viaggi ou Recicle viagem. Trinta embalagens valem uma passagem que custa 1,50 euros. Uma boa alternativa da economia circular.

SOBE - BNB que lançou edital de R$ 6 milhões para inovação. Podem concorrer entidades públicas e privadas sem fins lucrativos (www.bnb.gov.br/fundeci

DESCE - Bares e restaurantes de Fortaleza que exploram turistas em Fortaleza. O Decon está realizando a Operação Férias para fiscalizar

HORIZONTAIS - UFC abre inscrições para seleção de 4 professores substitutos em Fortaleza para o Ciências Agrárias, Economia, Medicina e Labomar /// Familiares do advogado e político Adahil Barreto estão cobrando do presidente da OAB-CE, Elinaldo Dantas, que seja mantida homenagem na sede da entidade. No antigo prédio, ele dava nome a um auditório (https://progep.ufc.br/edital-13-2020/) /// Só lembrando: E aí, o reajuste de seis reais no salário mínimo é sinal de que a economia está se recuperando no Brasil?"

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?