Logo O POVO+
Ameaça de morte, 4x4 e a Sabiaguaba
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Ameaça de morte, 4x4 e a Sabiaguaba

Tipo Crônica
3105demitri (Foto: carlus campos)
Foto: carlus campos 3105demitri

Há mais de oito anos, faço matérias sobre uma pauta recorrente. É parte do ofício de reportar e está na costura da história dos cotidianos bater, muitas vezes, numa mesma tecla. Isso é cuidado com o que é coletivo.

Uma narrativa que não saiu pauta, em quase oito anos de gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), foi a falta de empenho do Município com o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba.

Verdade, o Estado também nunca tratou, legalmente, a Unidade de Conservação e proteção integral. O mau exemplo mais patente está na construção da CE-010, rasgando as dunas, com o aval do Judiciário cearense.

Pois bem, o último gravoso do Parque da Sabiaguaba foi a ameaça de morte sofrida pelo biólogo Gabriel Aguiar vinda de um indivíduo de nome vitual @marco_antoniio. O machão, que usa criminosamente as dunas como pista de off-road, escreveu que "teu pescoço tá valendo dinheiro, viu". "Tenho é pena de você".

O tal valente postou as ameaças e intimidações contra o ambientalista do Instituto Verdeluz e membro do Conselho Gestor do Parque do Cocó. E, em coro virtual, se juntou ao "fora da lei" um bando de donos de veículos 4x4 que ignora as dunas como Unidade de Conservação e proteção integral do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Leia também |

A Sabiaguaba será um Cocó

A Sabiaguaba e o Ministério Público

Parque da Sabiaguaba corre risco de degradação 

 

Se havia dúvida ou má vontade contra denúncias recorrentes sobre o uso criminoso das dunas, agora, infelizmente, com a ameaça contra a vida do biólogo, a coisa se escancara.

Pior é se ocorrer o pior. Só não irá acontecer porque o secretário André Costa (SSPDS), o delegado Ratacasso (crimes cibernéticos) e o tenente-coronel Fábio Lessandro (BPMA), depois do BO feito por Gabriel Aguiar, encaminharam uma investigação para evitar uma tragédia.

As mídias, os vídeos e os endereços eletrônicos do bando, que degrada o Parque da Sabiaguaba e continua a ameaçar o ambientalista, foram repassados para a autoridade policial e Ministério Público.

Agora, vejam, num pequeno diálogo que tive, separadamente, com o secretário André Costa, com o deputado Renato Roseno (PSol) e com o advogado João Alfredo, concordamos numa obviedade. Só há ameaça de morte ao biólogo Gabriel Aguiar e outros constrangimentos costumeiros a ambientalistas "chatos", porque o Parque da Sabiaguaba é o retrato do descaso.

Descaso é síntese minha. Com o secretário da Segurança a palavra foi "falta de prevenção". O Batalhão de Policiamento Ambiental não dá conta de tudo. Na semana passada, por sinal, prendeu em flagrante dois motoqueiros fazendo motocross nas dunas.

E ali, área Municipal, a Agência de Fiscalização de Fortaleza enxuga gelo. Claro! Perto de terminar o segundo mandato de RC, o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba nunca teve um gestor nem sede. Não tem cerca nem placas proibitivas nem educativas...

Não tem vigilância nos 467,60 hectares. Nunca se implantou o plano de manejo de 2006. Não tem regramento de visitas sustentáveis. Não tem monitoramento de fauna e flora. É alvo de ocupações irregulares de ricos e pobres...

Um rosário de ilegalidades que passa batido pela Justiça e até pelo MP.

Isso não é birra ambientalista. É informação sobre o mau uso de uma Unidade de Conservação. Veja, há críticas a se fazer ao secretário Artur Bruno (Sema), mas tenho certeza que fosse ele o gestor ambiental do Município, já teria resolvido vários problemas do Parque da Sabiaguaba.

Como jornalista já se tornou constrangedor enviar perguntas à secretária Águeda Muniz (Seuma) e receber notas protocolares sobre um Conselho Gestor que, sequer, faz do Parque agenda positiva para a gestão de RC.

Posso parecer arrogante, dono da verdade. Perdão. Não é essa minha intenção. O que escrevi sobre o Parque está no banco de dados do O POVO.

Em tempo, o jornalista Gilberto Dimenstein faleceu na sexta-feira. Era um jornalista de pautas novas e, também, recorrentes. Que siga se transformando!

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?