Logo O POVO+
Cuide do seu presente e construa o futuro
Foto de Desirée Mota
clique para exibir bio do colunista

Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária

Cuide do seu presente e construa o futuro

Nos tempos atuais está se buscando profissionais com um novo perfil de liderança com conhecimento da situação e influência
Tipo Opinião
O ambiente de trabalho tem que ser o mais tranquilo e harmonioso para que todas as pessoas se sintam motivadas a dar resultados
(Foto: Tatiana Fortes / O POVO) (Foto: TATIANA FORTES)
Foto: TATIANA FORTES O ambiente de trabalho tem que ser o mais tranquilo e harmonioso para que todas as pessoas se sintam motivadas a dar resultados (Foto: Tatiana Fortes / O POVO)

Quando montamos um quebra cabeça temos o desafio de encontrar as peças certas para os lugares certos. E nos tempos atuais está se buscando profissionais com um novo perfil de liderança com conhecimento da situação e influência, e não de controle. Existe um desafio de criar um ambiente de transparência, confiança e propósito, trabalhando em redes, cumprindo as promessas junto aos seus clientes.


A liderança tem relação direta com motivação e envolvimento das pessoas. E segundo Peter Drucker: “Gerenciamento é fazer as tarefas corretamente. Liderança é fazer as tarefas corretas”. O bom executivo é aquele que escolhe bem sua equipe, deixa desenvolver as tarefas, dá autonomia sem atrapalhar.


No atual momento de mudanças e incertezas, quanto mais rápido você puder aprender e manobrar para agarrar as oportunidades, maior será seu retorno e sua vantagem diante dos seus concorrentes.
Os líderes são bons ouvintes e sintetizadores, levando para a sua equipe os assuntos de uma forma clara, objetiva e fundamentada. As empresas são uma fonte de energia, ideias e emoção. O ambiente de trabalho tem que ser o mais tranquilo e harmonioso para que todas as pessoas se sintam motivadas a dar resultados.


Nesse contexto atual todos temos que ser eternos aprendizes. Todo aprendizado em grupo começa em um nível individual. Existem dois tipos de conhecimentos em uma organização. O conhecimento explícito, aquele quantificado, documentado e facilmente compartilhado. E o conhecimento tácito que é intangível e mais difícil de ser mensurado como: intuição, modelos mentais, crenças e confianças. As empresas precisam desses dois tipos de conhecimentos e para isso as pessoas precisam desenvolver e saber como usar no dia a dia.


As habilidades mais requeridas nesse momento são essencialmente humanas. O mundo precisa de pessoas como um professor, ilumina o caminho e ensina a seus alunos a não temerem o erro.
Uma dica para que possamos ser líderes empresariais com grandes desafios é termos: coragem, sensibilidade, coerência, esperança e gratidão.


Ter a capacidade de enxergar além e se antecipar às mudanças que podem alterar os rumos do seu negócio é a chave do sucesso. Tenha humildade para ouvir seus clientes, fornecedores e concorrentes.
Os líderes que progredirão serão os que tiverem curiosidades, insights, envolvimento e determinação. Cuide do seu presente e construa o futuro. Sejam disruptivos. Vamos construir o futuro!

Foto do Desirée Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?