Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
Buscar uma vida financeira equilibrada é desejar uma realidade melhor para todos. E as mulheres tem um papel fundamental nesse processo devido ser a âncora do lar e (co) responsável em fazer a gestão das finanças: gerenciando, economizando e aplicando o dinheiro.
Lógico que tudo isso só é possível com a ajuda e colaboração de todos os familiares.
Multiplicar o seu patrimônio de forma consistente melhora a qualidade de vida. Para que isso ocorra é necessário: cortar os gastos desnecessários/supérfluos; quitar suas dívidas para conseguir economizar dinheiro e trocar juros altos por juros mais baixos, geralmente os cartões de créditos e o cheque especial são os grandes vilões.
Uma dica importante é criar metas para seus projetos pois motivará a economizar. Por exemplo: comprar um carro, casa própria, aposentar-se confortavelmente, educação dos filhos e fazer a viagem dos sonhos.
Estipule prazo para acontecer e planeje as atividades que farão parte desse projeto. Monitore. Envolva a família nesse planejamento para alcançar os objetivos.
E não se esqueça gaste menos do que ganha. Comece a pensar em economizar como uma reserva de contingência financeira.
Há uma estimativa que 50% representa os gastos com as necessidades básicas (moradia, alimentação, saúde, educação e transporte), 20% desejos pessoais (comunicação – telefonia, internet e tv a cabo), lazer e entretenimento e os 30%, restante, ,com os investimentos (reserva de contingência 10% , aposentadoria 10% e bens 10%)
Existe o ciclo da vida e das finanças: na adolescência é a fase onde se inicia a educação financeira, na fase adulta deve ocorrer a poupança e investimento, assumindo riscos calculados, construindo famílias, construindo patrimônio e fazendo seguros.
E na fase da melhor idade você deve estar preparada para fazer o que gosta usufruindo com tudo isso que construiu ao longo dos anos.
Segundo Machado de Assis: Dinheiro não traz felicidade para quem não sabe o que fazer com ele. Para Benjamim Franklin “ Tenha cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno vazamento, afundaria um grande navio”. Thomas Jefferson “ Nunca gaste seu dinheiro antes de recebê-lo.”
E como diz o nosso grande artista, músico e humorista Falcão “ Dinheiro não é tudo, mas é 100%”.
Finalizando, quem guarda tem, comece ontem, olhe para depois do amanhã e dê sentido a sua poupança (reservas financeiras).
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.