Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária
O dia 21 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, também chamado de World Creativity Day. O dia tem como objetivo focar em criatividade e inovação de forma que abranja em desenvolvimentos sociais, econômicos e sustentáveis.
Criatividade e inovação são pontos fundamentais dentro do empreendedorismo, pois essas características estimulam novas idéias e são capazes de estabelecer a competitividade dentro do mercado de trabalho. A maioria das empresas passa por um processo de transformação, investindo em tecnologias inovadoras para fomentar a criatividade e ganhar espaço no mercado.
Mas por onde começar ações inovadoras e criativas dentro de um negócio? O primeiro passo é realizar um diagnóstico, identificando pontos positivos e negativos da empresa e o quanto é possível implementar as mudanças. É importante considerar as competências técnicas e habilidades da equipe, a capacidade de capital e a flexibilidade de operações da rotina de trabalho.
Após realizar o diagnóstico é importante olhar para fora da empresa, ou seja, observar a concorrência, estimular a criatividade dos colaboradores, capacitá-los e consumir conteúdos de inovação. A empresa tem que conhecer verdadeiramente o cliente. É essencial estabelecer uma relação próxima com o consumidor e entender o que ele necessita e o que ele espera daquele produto ou negócio.
Inovação e criatividade são os pilares do empreendedorismo. O processo de criar diz respeito a imaginar algo que ainda não existe, produzir algo novo e diferente. Já inovar é impactar a vida das pessoas a partir de idéias criativas, ou seja, refere-se a criar algo novo, mas também a atender a uma necessidade real cujo impacto afete positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.
Algumas dicas para estimular a criatividade e inovação: Inicie a prática de idéias pelo pequeno; atente para tudo o que está acontecendo ao seu redor; abra a sua mente para novas habilidades; cuide de você, cultive um bom ambiente de trabalho e procure se aperfeiçoar constantemente.
O papel da gestão da novação nas micro e pequenas empresas é tornar o ambiente de negócio propício para conceber, desenvolver e implantar idéias inovadoras, de forma que essas idéias se materializem em novos produtos, serviços, processos, tecnologias ou modelos de negócios.
A criatividade é o primeiro passo para a inovação.
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