Logo O POVO+
Qual a diferença de perfil de LED para fita de LED?
Foto de Dicas da Tais
clique para exibir bio do colunista

Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores

Qual a diferença de perfil de LED para fita de LED?

Existem iluminações com tons mais aconchegantes que são ideais para o seu quarto. Existem iluminações adequadas para focar nos seus trabalhos e estudos, enfim, existem desenhos, tipos, formatos, tons, cores de LUZ: para absolutamente tudo!
Modelo de fita de LED (Foto: Reprodução Perfil&Led)
Foto: Reprodução Perfil&Led Modelo de fita de LED

Quem concorda que uma boa iluminação consegue moldar qualquer espaço? A iluminação VALORIZA!

Existem iluminações com tons mais aconchegantes que são ideais para o seu quarto. Existem iluminações adequadas para focar nos seus trabalhos e estudos. Enfim, existem desenhos, tipos, formatos, tons, cores de Luz para absolutamente tudo!

Mas entre perfil de LED e fita de LED, qual o melhor?

Se eu disser para vocês que depende? Tanto a fita de LED como o perfil de LED possuem suas vantagens e desvantagens. Então, a dica de hoje vai para quem vai fazer alguma coisa diferente na iluminação de casa, vai aprovar o projeto da casa nova e não sabe muito sobre o assunto. A dica vai também para quem quer aprender mais e é curiosa (o) assim que nem eu. No fim, vocês me contam o que acharam e me digam ai se essa leitura ajudou em algo, tá bom?

Vamos lá! As iluminações hoje em dia são compostas por um dispositivo que emite luz de forma mais eficiente e, portanto, mais econômico, esse dispositivo, capaz de transformar energia elétrica em luz é o famoso LED (Light Emitter Diode), no português: Diodo Emissor de Luz.

Dentro desse grupo existem vários exemplos, como a televisão, as lâmpadas, alguns objetos menores, enfim... Na arquitetura de interiores nós realizamos um serviço chamado: projeto luminotécnico, que é um projeto que vai analisar cada ambiente do seu espacinho e adequar a quantidade de luz necessária para um bom conforto eficiente e visual. E isso inclui: iluminação em móveis e iluminação de piso, parede e teto, se for o caso. E é ai nesse ponto que entra nossas famosas fitas de LED.

O nome já entrega tudo (hahaha), mas a fita de Led é uma faixa com fonte de luz flexível, que você pode moldar no espaço e local que você quiser. “Igual que nem” essa fotinha seguinte.

Modelo de fita de LED
Modelo de fita de LED (Foto: Reprodução Perfil)

A fita de LED em si pode ser cortada em qualquer tamanho (mas tem locais específicos da área de recorte) e é ideal para locais da sua casa que não fiquem tão visíveis, ou seja, que ficam mais escondidinhos e que não dê para ver a fita de jeito nenhum e essa luz saia de maneira mais indireta. Isso porque se essa fita de LED ficar mais exposta, você vai conseguir ver a quebra da luz e pode ser que não fique tão legal esse acabamento, que nem o exemplo da foto abaixo.

Fita de LED em bancada
Fita de LED em bancada (Foto: Reprodução Hometeka)

É ai que entra o perfil de LED e conseguimos identificar a diferença. O perfil de Led utiliza a mesma faixa com luz, mas a forma de aplicação é outra. Veja foto:

Perfil de Led
Perfil de Led (Foto: Reprodução)


Antes de receber essa fita luminosa é colocado um perfil de alumínio (1), a fita de LED é colada em cima dele (2), e aí depois você cobre essa fita com uma placa que encaixa na parte de alumínio (3). Difícil de entender? Aí vai uma imagem para exemplificar (mas tem vários modelos, ok? Aqui é só um dos exemplos).

Projeto
Projeto (Foto: Reprodução)

Concorda que dentro de um rasgo embutido no gesso com iluminação indireta não faz diferença? Por esse motivo, geralmente se usa mais o perfil de LED em mobílias onde o faixo de luz fica mais aparente, e se usa mais a fita de LED em locais que a gente não consegue ver diretamente a fita. Olha mais imagens aí.

Projetos
Projetos (Foto: Reprodução)

Lembrando só uma coisinha, as fitas de LED e perfis de LED também precisam de um espacinho para ficar o drive (não é tão imenso, mas se for ficar dentro de um móvel é bom saber que ele vai ter que existir para a sua iluminação poder funcionar ou que você vai ter que embutir/esconder ele em algum lugar).

Projetos
Projetos (Foto: Reprodução)

Vendo a diferença das duas, já podemos imaginar também qual o modelo mais em conta né? E ai a diferença principal de uma para outra, além do preço, para resumir, é o acabamento e, muitas vezes, a potência. Indague seu arquiteto, pesquise, escolha, veja: é importante!

E aí se quiser saber mais sobre isso, corre lá no meu Instagram que eu instalei um perfil de LED embutido em um móvel feito em MDF e tem todo o passo a passo que também vai poder te ajudar.

Espero que vocês tenham gostado da dica, esse assunto é complexo, mas a gente sempre tem como “resumir”. Um beijo.

Foto do Dicas da Tais

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?