Logo O POVO+
Os eternos laços de Alaíde Costa e Zé Miguel Wisnik
Foto de Marcos Sampaio
clique para exibir bio do colunista

Marcos Sampaio é jornalista e crítico de música. Colecionador de discos, biografias e outros livros falando sobre música e história. Autor da biografia de Fausto Nilo, lançado pela Coleção Terra Bárbara (Ed. Demócrito Rocha) e apresentador do Programa Vida&Arte, na Nova Brasil FM

Marcos Sampaio arte e cultura

Os eternos laços de Alaíde Costa e Zé Miguel Wisnik

Lançado em dezembro de 2020, "O anel" traz Alaíde Costa interpretando canções de José Miguel Wisnik. O encontro da voz profunda carioca com as melodias eruditas do paulistano foi um raro momento leveza em um ano tão complicado
Tipo Análise
José Miguel Wisnik e Alaíde Costa (Foto: JACOB SOLITRENICK/ Divulgação)
Foto: JACOB SOLITRENICK/ Divulgação José Miguel Wisnik e Alaíde Costa

No dia 8 de dezembro de 2020, uma das artistas mais ímpares da música brasileira completou 85 anos. Alaíde Costa, carioca, cantora e compositora, é dessas que se entrega à canção como se fosse um caso de vida ou morte. A emoção é sempre seu instrumento mais afinado, sua tábua de salvação, seu ar e seu sangue. "Você canta bem, mas canta difícil", disse Ary Barroso quando a recebeu em seu programa de TV, em 1952. Não sei se difícil, mas a profundidade do seu canto é algo único.

Esse aniversário, que deveria ser comemorado com pompas em todo o País, foi marcado pelo lançamento do disco "O Anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik". O projeto do Selo Sesc eterniza uma parceria que começou em 1968, quando Wisnik, então com 20 anos, escolheu Alaíde para interpretar "Outra viagem" no Festival Universitário da Canção Popular, da TV Tupi. Na lista de intérpretes, ele tinha como opções os nomes de Elis Regina, Lúcio Alves e Claudette Soares, por exemplo. A canção ficou em quinto lugar, e um laço foi criado para não ser mais desatado.

Leia também | Fernanda Abreu fala de música, funk e Brasil em entrevista exclusiva

Naquela ocasião do festival, Alaíde tirou um anel da mão e presenteou Wisnik. O gesto, 52 anos depois, batiza o encontro entre autor e intérprete. A faixa-título, uma das três inéditas do tributo, é criada sobre uma famosa brincadeira de roda. Cantada em dueto, Wisnik e Alaíde se envolvem numa melodia misteriosa, e misturam fatos e poesia pra contar aquela história. A propósito, Alaíde nunca se conformou como resultado do festival.

Leia também | Leia mais críticas e informações do mundo da música na Coluna Discografia

Entre as joias guardadas em "O Anel" está "Saudade da Saudade", parceria de Wisnik e Paulo Neves, que chega a arder de tanta melancolia. A composição transporta o ouvinte para uma boate com cheiro de cigarro e som de copos de vidro batendo. Ao piano, Wisnik escolhe as notas com cuidado, como se cada tecla trouxesse um vazio e não um som. Zeca Assumpção (baixo) e Sérgio Reze (bateria) dão o amparo certo, de forma discreta e eficiente.

Se Ary Barroso achava que Alaíde cantava difícil, as composições de Wisnik também não estão aqui pra facilitar nada. A psicanalítica "Por um fio" (gravada em 1996 por Edson Cordeiro) é uma prova disso. E tem "Aparecida", que abre o disco com uma delicadeza de sol de fim de tarde. E ainda "Laser", que tem algo de medieval na condução. Em cada uma, Alaíde Costa mastiga sílaba a sílaba, busca novos sabores, arredonda arestas e devolve ao ouvinte com uma sensação de dever cumprido.

Como lançamento oficial, o disco rendeu uma live dentro do projeto "Em Casa com Sesc". Gravado no Sesc Pinheiros, o show conta com os mesmos músicos que participaram do disco, todos resguardados pela distância necessária no combate à pandemia. Um pouco mais próximos, Wisnik e Alaíde - que já planeja um novo disco produzido por Emicida - cantam e contam histórias desses muitos anos de amizade. É pura beleza. Está disponível no Youtube.

Ayla Lemos lança show 'Silêncio' no Youtube
Ayla Lemos lança show 'Silêncio' no Youtube

Notas musicais

Na próxima quinta, 28, a cantora cearense Ayla Lemos (foto) lança no Youtube o show "Silêncio". Em cerca de 25 minutos, ela apresenta parcerias com compositoras cearenses feitas antes da quarentena, mas que refletem o sentimento de solidão. Entre as parceiras está Clau Aniz, com quem Ayla fez "Minha casa ardendo em mim".

Depois de gravar com Adriana Calcanhotto e Gal Costa, o compositor fluminense Rubel é o convidado do single "Pra bem perto de mim", de Guilherme Held. Faixa do disco "Corpo nós", estreia de Held, a balada ganhou um lindo videoclipe dirigido e animado por Lola Ramos. Sugiro assistir.

O quarteto instrumental cearense Marimbanda lançou na sexta, 22, no Youtube, o show "Caminhar em Casa". O show apresenta novas parcerias do baterista Luizinho Duarte com o pianista Thiago Almeida, feitas durante o período de isolamento. Outra novidade do show será a presença do baixista Pedro Façanha, no lugar que por anos foi de Miqueias dos Santos.

Cantora cearense radicada em São Paulo, Soledad lançou o clipe da música "2013". Composta por Jonas Sá, Negro Leo e Santiago Botero Rodriguez, a faixa faz parte do disco "Revoada", lançado por ela em 2019. Na figura folclórica do Papangu, Soledad fala sobre os acontecimentos políticos e sociais que desenrolaram desde 2013, quando o Brasil foi tomado por manifestações políticas.

Foto do Marcos Sampaio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?