Logo O POVO+
Música animal: a música brasileira e seus muitos bichos
Foto de Marcos Sampaio
clique para exibir bio do colunista

Marcos Sampaio é jornalista e crítico de música. Colecionador de discos, biografias e outros livros falando sobre música e história. Autor da biografia de Fausto Nilo, lançado pela Coleção Terra Bárbara (Ed. Demócrito Rocha) e apresentador do Programa Vida&Arte, na Nova Brasil FM

Marcos Sampaio arte e cultura

Música animal: a música brasileira e seus muitos bichos

Liniker, James Blunt e Matheus Fernandes miram o sucesso pelo filtro dos pets. Sim, celebrar e cantar animais está em alta e tem gerado confusão
Tipo Opinião
Rita Lee e um dos seus muitos bichinhos (Foto: reprodução Instagram)
Foto: reprodução Instagram Rita Lee e um dos seus muitos bichinhos

Tudo era apenas uma brincadeira, quando James Blunt publicou um vídeo nas redes sociais dançando "Coração cachorro", hit de Ávine Vinny e Matheus Fernandes. Muitos likes depois, o público foi entender o que o inglês quis dizer na legenda: "Vou mandar meus dados bancários em breve". É que a dupla brasileira, meio como quem não quer nada, foi lá na faixa "Same mistake" e "pegou emprestado" alguns elementos da melodia e, principalmente, um uivo que marcou a composição de Blunt.

Blunt, que também é autor de "You're beautiful", balada que chegou a ser banida de uma rádio inglesa porque tocou demais, avisou que vai cobrar formalmente a co-autoria de "Coração cachorro" e abocanhar sua parte do hit que configura entre os mais ouvidos no Brasil. Enquanto penso em muitos trocadilhos do mundo pet pra usar nessa coluna, me vem à mente que os animais sempre tiveram seu protagonismo no meio musical. A cantora Liniker, por exemplo, abre seu álbum de estreia solo com "Clau", uma clara homenagem à sua cachorrinha. A faixa, inclusive, traz o improvável verso "Parece que você me sente, parece que é filha que nasceu de um au-au-au-au-au-au-au-au". E não adianta querer argumentar comparando com a fome das crianças carentes. Eduardo Dusek tentou isso em 1983 e não funcionou.

Levando em conta que o livro "A arca de Noé", de Vinicius de Moraes, rendeu dois discos que, apesar de infantis, agradaram baixinhos e altinhos, falar de bichos sempre deu o maior pé. Não por acaso, Paulo Miklos declarou seu amor a um elefante no clipe de "Isso". O relacionamento não termina bem, mas a composição de Toni Bellotto é uma das mais belas gravadas pelos Titãs. Com um pouco mais de "senvergonhice", Rita Lee descreveu o amor entre dois felinos pelos telhados do mundo em "Fora da lei", gravada por Ed Motta.

A propósito, Rita Lee nunca negou seu amor pelos animais. Tanto que a compositora de "Eu e meu gato" até convidou seu cachorro Mike pra cantar em algumas faixas do disco "3001" (2000). O totó havia fugido de casa um tempo antes e a roqueira comemorou o retorno do filho pródigo chamando-o pro estúdio. Algo semelhante fez Hermeto Pascoal quando gravou o disco "Slaves mass" (1977) e colocou um porco pra cantar. Sim, os Beach Boys fizeram o mesmo no clássico e autoexplicativo "Pet Sounds" (1966). Mas se o Matheus Fernandes pode copiar um uivo, por que Hermeto não poderia reutilizar um porco?

Além disso, Hermeto tem a seu favor a fama de usar sons do mundo em suas composições. Em seus arranjos, água corrente, chaleiras e panelas se misturam com piano, sanfona e outros instrumentos. Importante lembrar: o bruxo de Alagoas fez os arranjos do disco "Maraponga", do compositor cearense Ricardo Bezerra. Entre as faixas, tem "Cavalo ferro" que abre com o trotar de um equino. É Hermeto com mais uma de suas invenções.

Leia também | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Camila Holanda e Ednaldo
Camila Holanda e Ednaldo

A lista de Camila Holanda

AmarElo
Em uma viagem de carro que durou 11 dias, em setembro deste ano, o disco do Emicida foi a trilha sonora insistente. Repetimos "Sujeito de Sorte", nas vozes de Majur e Pablo Vittar, várias vezes.

Noturno
O novo disco da Bethânia trouxe uma alegria de renovação. Ouvir Bethânia é como uma saudação à vida.

Acústico
O disco acústico da Céu é uma surpresa bonita e tranquila, lançada no momento em que a cantora anunciou estar preparando seu primeiro disco como intérprete.

Manhãs de Setembro
Esta série foi uma das melhores que lançaram em 2021. Liniker vive Cassandra, uma mulher trans negra fã de Vanusa. A trilha sonora entoada pela protagonista traz belas interpretações, como da música "Paralelas", de Belchior, que marca a série.

Lo-fi
A explosão da chamada música lo-fi tem sido um fenômeno durante a pandemia. Semanas atrás, li uma reportagem sobre o assunto e comecei a ouvir playlists que tocam o estilo ao vivo no YouTube durante horas. Nunca consegui me concentrar muito ouvindo música para estudar ou trabalhar, mas tenho arriscado e o resultado tem sido, digamos, diferente.

Jorge Mautner em Cuba
Jorge Mautner em Cuba

Notas musicais

A plataforma de streaming Filme Filme, voltada para obras de menor apelo popular, incluiu em seu catálogo o documentário "Mautner em Cuba". Passando por música, filosofia, política, o trabalho de Guillermo Planel foi acompanhar um show de Jorge Mautner em Havana, em 2014.

Dois tecladistas da cena roqueira nacional estão estreando seus trabalhos solo. Maurício Barros (Barão Vermelho, foto) lança o disco completo no fim deste mês e convidou Otto pra cantar "Abra essa porta", single de estreia. Henrique Portugal (Skank) lançou o single "Impossível", do EP onde apresenta parcerias com Leoni, Zélia Duncan e Mauro Santa Cecília.

Projeto de conclusão do curso de Comunicação Visual de Andréa Estanislau, o livro "Coração Americano - Bastidores do álbum Clube da Esquina" está em campanha no Catarse para impressão da segunda edição ampliada. O livro é uma referência para quem quer entender uma das obras mais importantes da MPB.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Foto do Marcos Sampaio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?