
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Ele nasceu na Itália, em Milão, no ano de 1574, criado pelo mestre Valério de Fiandra , responsável pelos vitrais da catedral de Duomo.
Como todos os pratos famosos, a sua criação é cercado de lendas, a mais famosa conta que numa crise de ciúmes da filha, ele deixou cair açafrão no arroz na ocasião dos preparativos do casamento dela. Outros acreditam que o mestre Valério usava o açafrão nos seus vitrais dando uma pigmentação amarelada e num descuido, deixou cair os pistilos de açafrão no arroz, dando uma cor amarelada ao Risoto. Nascia aí um clássico da gastronomia Italiana, O Risoto Alla Milanese. Não demorou muito para esse clássico prato ganhar o mundo, e é sucesso por onde passa, sendo como acompanhamento ou prato principal.
O Risoto chegou ao Brasil em meados do século XIX, trazido por imigrantes italianos. Com a criatividade natural dos Brasileiros, o prato foi ganhando outros ingredientes. Carnes, crustáceos, frango, pato, queijos e até frutas passaram a compor as combinações do risoto.
Nas minhas aulas de cozinha italiana, gosto de desafiar os nossos alunos a criarem combinação que se complementam em texturas e sabores, permitindo a fusão de cozinhas italianas e cearense. Foi assim que nasceu o Risoto de carne de sol, queijo de coalho em cubos e redução de cajuína. Um italiano com cara do Ceará.
Leia também | Confira mais dicas e receitas do chef Edilberto Costa na coluna Gastronomia em Foco, exclusiva para leitores do Vida&Arte
Fazer um risoto correto pode ser mais fácil do que parece, basta ficar atento aos insumos e as técnicas que detalho a seguir.
Os 4 passos para o Risoto Perfeito
1. Escolha do Arroz – Os tipos de arroz corretos para o risoto são os Arbóreo, carnaroli e nano vialone. São ricos em amido, o que ajuda na cremosidade.
2. Caldo – Um bom caldo faz toda diferença no sabor do risoto. Então uma base de Salsão, cenoura e cebola é o correto para um brodo perfeito, pode-se ainda acrescentar carcaça de frango ou de camarões e peixes, dependendo do sabor do seu Risoto
3. Seleções dos insumos – Para um bom Risoto, bons insumos. Queijo parmesão e uma manteiga de boa qualidade dão um toque final ao seu prato
4. Modo de preparo – O Risoto requer atenção total de quem está fazendo. Precisa mexer sempre para manter a cremosidade, tomando o cuidado de parar o cozimento com o arroz al dente. Mais que isso o arroz pode “empapar”. Geralmente fica Al dente entre 15 e 20 minutos.
Fácil, não? Agora que já sabemos um pouco sobre o risoto, que tal praticar? Já separa os insumos e usa a criatividade para fazer a sua própria combinação.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.