
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
De acordo com o dicionário Michaelis, existem três definições para a palavra gastronomia:
1. Conhecimentos e práticas relacionadas à culinária
2. Arte de cozinhar e preparar alimentos
3. Arte de escolher e apreciar os melhores pratos.
Podemos dizer que a gastronomia junta aspectos culinários e representa a cultura de uma sociedade. Isso explica porque essa nobre arte vem cativando cada vez mais adeptos, seja pelo prazer de preparar e servir ou pelo fato de apreciar pratos deliciosos.
Em minhas aulas, tenho percebido o crescente interesse dos nossos alunos que vão além das receitas e técnicas. Vejo uma busca pela origem dos alimentos, pela história de cada prato. Conhecer as origens dos pratos que fazem sucesso nos cardápios de famosos restaurantes é fundamental para quem quer, de fato, se aprofundar no mundo da gastronomia, pois carregam curiosidades e particularidades que você nem faz ideia de como surgiram. Listo aqui cinco curiosidades gastronômicas que vão surpreender vocês:
Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui
Feijoada
A origem mais conhecida é que a feijoada é um prato de origem africana, criada pelos escravos que juntavam restos de carnes vindas das cozinhas dos seus donos, será? Essa tese está longe de ser a verdadeira. A feijoada tem origem na elite francesa, sendo uma reprodução do Cassoulet, prato clássico da França.
Arroz à Piamontese
A região de Piemonte na Itália é o maior produtor de arroz com rico teor de amido, próprio para os deliciosos risotos cremosos. E o arroz Piamontese, é italiano? Não! O arroz à piamontese é um prato de origem brasileira. Com a dificuldade de encontrar os arrozes próprios da Itália, os chefs daqui colocaram creme de leite para dar cremosidade às variedades dos que tínhamos, nascendo, assim, o arroz Piamontese, ou seja, tipo o que tem em Piemonte.
Batata Frita
Diferente do que muitos pensam, o nome French Fried, Batatas fritas francesas, esse petisco que amamos, tem a sua origem Francesa contestada, os belgas reivindicam sua autoria do prato. Na cidade de Bruges reside um museu dedicado a essa iguaria.
Torta Holandesa
A famosa torta holandesa não tem nada a ver com a Holanda. Ela é uma criação brasileira. A receita foi criada em Campinas, no inícios dos anos 90, por Sílvia Leite. Ela criou uma torta cremosa feita com bolachas e nomeou de Torta Holandesa em homenagem aos bons momentos que ela passou na Europa.
Linguiça Calabresa
Assim como o arroz a piamontese, a linguiça calabresa também nasceu no Brasil, especificamente no bairro do bexiga em São Paulo. Foi criada pelos imigrantes italianos que, na ausência dos insumos dos seu pais, usaram produtos nossos para criar uma linguiça que remetesse a salsicha calabresa, típica da região da Calábria, na Itália.
Perceberam que nem tudo é o que parece? Entender a história, origem dos pratos e suas curiosidades vai te guiar nessa caminhada, seja como cozinheiro amador, chef ou apreciador de uma boa comida.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.