
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Dia das mães se aproximando e convido vocês a pensarem comigo: Tem coisa melhor que comida de mãe? Tenho certeza que a resposta é não! E te garanto que essa satisfação não vem de insumos caros, de pratos elaborados ou "gourmetizados". mas de memórias afetivas. Ela vem carregada de histórias, família reunida e uma boa conversa ao redor da mesa.
Falo de uma comida que, boa ou não, é inesquecível e insubstituível, pois é comida que acolhe, conforta, emociona e resgata nossas memórias mais íntimas. Pare um pouco e pense: qual comida ou momento te traz boas recordações? O cheiro do fogão a lenha, o chiado da panela de pressão, os domingos em família… pensou? Pronto, isso se chama memória gustativa, são as boas lembranças através da comida e a comida de mãe nos proporciona tudo isso.
Cozinhar junto, compartilhando o comer e o preparo da comida é uma forma simples e profunda de criar e cultivar as relações entre pessoas que se gostam. Porém, a entrada de alimentos, processados, já prontos para consumir invadem as nossas casas, fazendo com que a comida, preparada com cuidado pela mãe e pela família, perca espaço. Não falo da perda de sabor, de nutrientes, dos alimentos frescos entre outros prejuízos, falo do convívio, do tempo junto enquanto cozinham e do afeto que a comida proporciona.
Não quero aqui, em hipótese nenhuma, incentivar você a mandar a sua mãe para cozinha no dia dela, viu? Muito pelo contrário, quero aqui convidar vocês a prepararem um prato lindo e servir em família, dividindo a felicidade do momento. Então, busquei nas minhas memórias afetivas um prato que representasse tudo isso, e lembrei de um cozido de músculo preparado em fogo baixo até se desmanchar, e é esse prato que ensinarei a vocês hoje:
Cozido de Músculo com Batatas
- 1kg de músculo bovino cortado em cubos
- 1 colher de farinha de trigo
- 100ml de molho de tomate
- 1 cebola roxa grande
- 5 dentes de alho
- 2 pimentões - amarelo e vermelho
- 1 colher de colorau
- 2 colheres de óleo
- Coentro e cebolinha a gosto
- 2 batatas
- 2 cenouras
- Sal e Pimenta a gosto
1. Tempere a carne com sal e pimenta
2. Numa panela, coloque o óleo e sele a carne
3. Adicione a farinha de trigo e misture bem
4. Junte todos as verduras cortadas em cubinhos médios e refogue bem
5. Junte as cenouras cortadas em cubos pequenos
6. Adicione o molho de tomate
7. Cubra com água e deixe cozinhar por duas horas ou até ficar macia
8. Se for usar a panela de pressão, passe tudo para panela e deixe por 40 minutos até ficar bem macia
9. Por fim, adicione as batatas
10. Finalize com coentro e cebolinha
11. Sirva com cuscuz ou com o seu acompanhamento preferido
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.