Logo O POVO+
As curiosidades dos amados pratos natalinos
Foto de Edilberto Costa
clique para exibir bio do colunista

Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico

Edilberto Costa gastronomia

As curiosidades dos amados pratos natalinos

|história e tradição|

Dezembro é o mês das confraternizações: amigos do trabalho, da faculdade, dos grupos de corridas, da academia, enfim, amigos e motivos não faltam para reuniões de confraternizações regadas a muitas comidas e bebidas, afinal, o que engorda não é o que se come entre o Natal e o Réveillon, mas sim o que é consumido entre o Réveillon e o Natal, correto? Então aumente os exercícios de cardio que certamente você irá engordar um pouquinho, afinal, comida boa nessa época é o que não falta .

Bares, restaurantes e chefs particulares já estão com menus montados esperando as inúmeras reuniões que certamente acontecerão nesse período. Mas afinal, você conhece as origens e histórias das comidas das ceias de Natalinas ?

Listamos aqui os pratos mais consumidos nas confraternizações que antecedem o Natal e Réveillon:

 

Peru natalino
Peru natalino

Peru, o mais popular

A tradição de servir peru no Natal foi importada dos Estados Unidos e está ligada ao Dia de Ação de Graças. Por lá, a data é comemorada em novembro e significa o momento em que as pessoas se reúnem para celebrar as bênçãos recebidas no último ano.

A mesa é sempre farta e não pode faltar o peru, que é o prato principal do cardápio. No Brasil, ele costuma ser substituído também por outras opções como chester e o tender.

Lombo
Lombo

Lombo e Pernil

As carnes de porco são muito consumidas no almoço ou jantar de Natal. A tradição, em parte, vem da crença de que esse tipo de prato ajuda a trazer prosperidade. É que, de acordo com a superstição, não se deve comer nesse período de festas carne de animais que ciscam para trás, como o frango. É que, assim, a vida não vai para frente. Por via das dúvidas, muita gente opta por servir lombo ou pernil.

Rabanada

A tradição da rabanada tem origem em Portugal, mais precisamente no Dia da Consoada, 24 de dezembro. A sobremesa é feita com sobras de pão polvilhadas com açúcar. Reza a lenda que os portugueses também tinham o hábito de servir às mulheres que davam à luz para que produzissem mais leite. Por isso, é conhecida também como fatia de mulher parida.

Nozes e Castanhas

O fim do outono e início do inverno é o período de maior produção dos frutos secos, que são nativos da Europa e Ásia. Por causa da sazonalidade, costumavam ser servidos na ceia de Natal. O costume chegou até nós. As nozes, castanhas e avelãs são consumidos separadamente ou incorporados como ingredientes de várias receitas típicas dos pratos natalinos 

Panetone
Panetone

Panetone

O panetone foi criado em Milão. Há várias lendas que explicam o surgimento da sobremesa. Uma delas conta que um jovem rico se apaixonou pela filha de um padeiro, que não aceitava o namoro. Para se aproximar da moça, ele passou a trabalhar na padaria. Criou, então, um pão com frutas cristalizadas. A iguaria fez sucesso e o jovem espalhou que ela havia sido criada pelo padeiro, o Senhor Toni. Daí, ficou conhecido como pane del Toni ou panetone.

Pernil assado com Batatas

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Nível complexidade: Médio

Ingredientes
- 1 pernil suíno grande
- 10 batatas bolinhas
- 10 dentes de alho
- 3 cebolas grandes
- Alecrim e tomilho fresco
- 1 garrafa de vinho branco seco
- Sal e pimenta a gosta

Preparo:
- Faça uma marinada com todos os ingredientes
- Junte ao pernil e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas
- Passe para o refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 220 graus por 2 horas
- Retire o papel, junte as batatas e asse por mais 3 minutos

Dica: Faca um molho com o líquido do cozimento
Sirva com as batatas e arroz com amêndoas ou farofa crocante

Foto do Edilberto Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?