
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico
Dezembro é o mês das confraternizações: amigos do trabalho, da faculdade, dos grupos de corridas, da academia, enfim, amigos e motivos não faltam para reuniões de confraternizações regadas a muitas comidas e bebidas, afinal, o que engorda não é o que se come entre o Natal e o Réveillon, mas sim o que é consumido entre o Réveillon e o Natal, correto? Então aumente os exercícios de cardio que certamente você irá engordar um pouquinho, afinal, comida boa nessa época é o que não falta .
Bares, restaurantes e chefs particulares já estão com menus montados esperando as inúmeras reuniões que certamente acontecerão nesse período. Mas afinal, você conhece as origens e histórias das comidas das ceias de Natalinas ?
Listamos aqui os pratos mais consumidos nas confraternizações que antecedem o Natal e Réveillon:
Peru, o mais popular
A tradição de servir peru no Natal foi importada dos Estados Unidos e está ligada ao Dia de Ação de Graças. Por lá, a data é comemorada em novembro e significa o momento em que as pessoas se reúnem para celebrar as bênçãos recebidas no último ano.
A mesa é sempre farta e não pode faltar o peru, que é o prato principal do cardápio. No Brasil, ele costuma ser substituído também por outras opções como chester e o tender.
Lombo e Pernil
As carnes de porco são muito consumidas no almoço ou jantar de Natal. A tradição, em parte, vem da crença de que esse tipo de prato ajuda a trazer prosperidade. É que, de acordo com a superstição, não se deve comer nesse período de festas carne de animais que ciscam para trás, como o frango. É que, assim, a vida não vai para frente. Por via das dúvidas, muita gente opta por servir lombo ou pernil.
Rabanada
A tradição da rabanada tem origem em Portugal, mais precisamente no Dia da Consoada, 24 de dezembro. A sobremesa é feita com sobras de pão polvilhadas com açúcar. Reza a lenda que os portugueses também tinham o hábito de servir às mulheres que davam à luz para que produzissem mais leite. Por isso, é conhecida também como fatia de mulher parida.
Nozes e Castanhas
O fim do outono e início do inverno é o período de maior produção dos frutos secos, que são nativos da Europa e Ásia. Por causa da sazonalidade, costumavam ser servidos na ceia de Natal. O costume chegou até nós. As nozes, castanhas e avelãs são consumidos separadamente ou incorporados como ingredientes de várias receitas típicas dos pratos natalinos
Panetone
O panetone foi criado em Milão. Há várias lendas que explicam o surgimento da sobremesa. Uma delas conta que um jovem rico se apaixonou pela filha de um padeiro, que não aceitava o namoro. Para se aproximar da moça, ele passou a trabalhar na padaria. Criou, então, um pão com frutas cristalizadas. A iguaria fez sucesso e o jovem espalhou que ela havia sido criada pelo padeiro, o Senhor Toni. Daí, ficou conhecido como pane del Toni ou panetone.
Pernil assado com Batatas
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Nível complexidade: Médio
Ingredientes
- 1 pernil suíno grande
- 10 batatas bolinhas
- 10 dentes de alho
- 3 cebolas grandes
- Alecrim e tomilho fresco
- 1 garrafa de vinho branco seco
- Sal e pimenta a gosta
Preparo:
- Faça uma marinada com todos os ingredientes
- Junte ao pernil e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas
- Passe para o refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 220 graus por 2 horas
- Retire o papel, junte as batatas e asse por mais 3 minutos
Dica: Faca um molho com o líquido do cozimento
Sirva com as batatas e arroz com amêndoas ou farofa crocante
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.