Logo O POVO+
Um olhar para a cozinha espanhola
Foto de Edilberto Costa
clique para exibir bio do colunista

Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico

Edilberto Costa gastronomia

Um olhar para a cozinha espanhola

.
Tipo Opinião
Queijos, frios, carnes, patês e vegetais são usados nas inúmeras possibilidades de tapas espanholas  
 (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Queijos, frios, carnes, patês e vegetais são usados nas inúmeras possibilidades de tapas espanholas

Qual o primeiro prato que vem à sua cabeça quando falamos de gastronomia espanhola? Sem dúvida de errar eu respondo: Paella! Mas será que é só isso mesmo? Com objetivo de pesquisar a gastronomia espanhola, visitei Madrid, Valência e Barcelona para ver de perto o que se come por lá.

É fato que a paella faz parte do cotidiano do espanhóis, mas engana-se quem pensa que somente ela reina absoluta nas ruas dessas cidades. Destaquei mais dois protagonistas que, juntamente com a paella, estão presentes nos bares e restaurantes espanhóis:

As Tapas: pequenas porções servidas em bares e restaurantes, geralmente acompanhadas por uma bebida, alcoólica ou não, algo parecido com os nossos petiscos. As tapas, entretanto, são muito mais que simples aperitivos, sendo um costume secular e rodeadas de teorias e lendas da sua real origem. Uma das mais antigas teorias data do reinado de Alfonso X  que, durante um período de enfermidade, lhe foi receitado algumas taças de vinho por dia, que ele tomava comendo pequenas porções entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se pedia mais bebidas sem uma comida para acompanhar, ou seja, um aperitivo para "tapear" a fome.

Algumas tapas servidas em diversos bares e restaurantes que visitei

Batatas bravas - Cozidas e depois fritas, são acompanhadas de um molho alioli com páprica picante ou algum molho com igual picância

Pão com Tomate - bastante simples e extraordinariamente saboroso - Pão de casca grossa, tostado, com um tomate fresco ralado, formando um purê somente com a polpa do tomate. Basta sal e azeite.

Lula, polvo, camarões também são servidos em pequenas porções como tapas

Os Jamón Serrano e ibérico - Visitei diversos mercados por lá e a primeira imagem que vemos são os inúmeros jamons, que são a perna dorsal do porco que foi submetida a uma cura a seco durante pelo menos 12 meses. Jamon é a palavra espanhol para presunto. Na Espanha há dois tipos , ambos amplamente consumido, mas que são destintos um do outro. O Serrano provem de um porco branco , esse tipo vive normalmente em casas fechadas , tendo os cereais como principal alimento. Já o ibérico é considerado o melhor presunto espanhol, provem do porco ibérico, esse normalmente considerado como pata negra , essa é a parte que torna o presunto ibérico tão especial e luxuoso, e consequentemente mais caro . Para o melhor Jamon ibérico os porcos transitam livremente a volta do que os espanhóis chamam de montados ou postagens cheia de arvores e carvalho.

E a paella? Essa merece um capítulo à parte para a próxima coluna, pois tive a preocupação de fazer um curso em Valência para entender os pormenores desse prato tão emblemático da gastronomia espanhola e que ganhou o mundo. Aguarde que ensinarei a forma correta de fazer a verdadeira paella valenciana. 

Foto do Edilberto Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?