Logo O POVO+
Editorial: Segundo turno é uma nova eleição
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

Editorial: Segundo turno é uma nova eleição

Tipo Opinião

Entre os dez concorrentes ao cargo de prefeito da Capital, o fortalezense fez a sua escolha ao mandar para o segundo turno os candidatos José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros). Em uma eleição transcorrida na mais absoluta normalidade, os dois candidatos foram levados à segunda fase da disputa, com 427.622 votos para Sarto e 426.303 adesões para Wagner.

Agora, a primeira pesquisa O POVO/Datafolha neste segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza, mostra que a preferência continua com Sarto, que obteve 50% das intenções de voto, frente ao percentual de 36% atribuído ao Capitão Wagner. Nos votos válidos (exclusive brancos e nulos), Sarto tem 59% e Wagner 41%. Segundo o instituto, dos 11 segmentos consultados, Sarto vence em seis, empata em quatro e perde em apenas um para Wagner (o de evangélicos).

No próximo sábado, véspera da eleição, nova pesquisa O POVO/Datafolha será divulgada.

Durante o primeiro turno, como parte do esforço de uma cobertura jornalística intensa, cinco pesquisas O POVO/Datafolha foram divulgadas, não sem questionamento dos candidatos que apareciam com percentual de votos abaixo do que esperavam. No entanto, o resultado da eleição, confirmou aquilo que as consultas apontaram.

Porém, o segundo turno é uma nova eleição, pois há rearranjo das forças políticas em disputa, como também os eleitores têm de posicionar frente ao novo quadro.

Sobre a reorganização dos partidos com vistas ao segundo turno, o PDT conseguiu reunir o apoio oficial de sete partidos que disputaram o primeiro turno, incluindo o PT, cuja candidata, Luizianne Lins, ficou em terceiro lugar na primeira volta.

Entre os que ficaram fora, somente o PSL não se manifestou. Assim, até agora, nenhum partido declarou apoio a Wagner. Entanto, desde o primeiro turno o candidato já conseguira reunir os segmentos mais expressivos de oposição ao grupo político dos irmãos Ferreira Gomes, apoiadores de Sarto.

No mais, independentemente de qualquer análise sobre a eleição, o importante é que tenhamos uma semana de campanha propositiva, e que o fortalezense exerça plenamente seu direito ao voto, fortalecendo a democracia. 

 

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?