O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
Avirada de ano e o início de novo ciclo no calendário costumam vir acompanhados de reflexões acerca da simbologia do recomeço. A metáfora da "folha em branco" para a construção de um novo período mais próspero é indissociável de um bem-estar psicológico. Chegando em 2021 à 8ª edição, a "Campanha Janeiro Branco" tem como intuito justamente despertar a atenção da sociedade para a importância da saúde mental.
A exemplo de outras iniciativas que buscam durante um período do ano uma maior conscientização para uma determinada causa - como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa ou o Novembro Azul -, o Janeiro Branco se propõe a convidar pessoas e instituições a repensarem sentidos e propósitos e rediscutirem políticas públicas e privadas em defesa da saúde mental individual e coletiva.
O ano de 2020 e a Covid-19 evidenciaram a necessidade de tratar a questão como prioritária e de uma forma ampla. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo. Justamente em um período em que a demanda por tais atendimentos foi intensificada.
As crises econômica e social, assim como os dolorosos lutos precoces resultantes da pandemia, tornam premente o envolvimento de todos para o debate sobre a saúde mental. Também se faz fundamental a execução de ações diretas com participação do poder público e das organizações da sociedade civil.
O propósito da campanha para esta edição é justamente lançar um pacto universal em defesa da saúde mental. Com o mote "Todo cuidado conta", a Campanha Janeiro Branco tem promovido no decorrer deste mês lives nas redes sociais com especialistas, além de rodas de conversa por videoconferência, palestras online e tira-dúvidas virtuais com profissionais do tema.
Iniciativas como o Janeiro Branco são sempre muito oportunas e devem ser estimuladas. Isso porque incentivar a difusão de uma cultura de saúde mental ampla é uma necessidade cada vez mais presente. Assim como tornar tais discussões e atendimentos acessíveis a todos é fundamental para ampliar o bem-estar coletivo.
Para participar ou se informar mais sobre as ações, o site da campanha (www.janeirobranco.com.br) disponibiliza os conteúdos das ações e material informativo. n
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.