Logo O POVO+
Jornal impresso: nosso papel
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

Jornal impresso: nosso papel

Em editorial de capa, publicado na edição impressa de 1º de março de 2021, O POVO reafirma seu compromisso, diálogo e respeito com e ao leitor, anuncia seu investimento nas plataformas impressa e digital e informa sobre as mudanças em sua gestão
Tipo Opinião
CAPA - Mudanças O Povo - 01 (Foto: Carlus Campos)
Foto: Carlus Campos CAPA - Mudanças O Povo - 01

Jornal O Povo. Pilha de jornais O POVO na redação.  (Foto: Júlio Caesar/O POVO)(Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Jornal O Povo. Pilha de jornais O POVO na redação. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

O dia 1º de março é uma data marcante para o Ceará. Hoje, o jornal Diário do Nordeste deixa de circular em sua versão impressa. Por quase 40 anos, ele foi nosso principal concorrente e, diferentemente do que muitos podem pensar, seu encerramento não nos alegra. Sempre que um jornal deixa de ser impresso, fecha-se um espaço de debate, e a democracia se enfraquece. E isso é muito mais importante do que uma mera disputa comercial.

Para nós, a imprensa é um farol em qualquer sociedade — sua luz, muitas vezes, guia, revela as sombras e coloca ideias no holofote, onde podem ser testadas. Demarca e, com isso, documenta. Obviamente, ela não se limita ao impresso, e O POVO sabe muito bem disso. Afinal, temos plataformas digitais com audiências crescentes e o maior engajamento entre os veículos cearenses.

CAPA da edição do O POVO de 1 de março de 2021(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO CAPA da edição do O POVO de 1 de março de 2021

Por mais que nos interessemos por esse caminho fascinante, jamais deixaríamos de reconhecer o enorme valor do impresso, uma plataforma fundamental especialmente na formação da opinião pública. Nos últimos dias, muitos têm nos perguntado se seguiremos o caminho do Diário do Nordeste. Para alegria de uns e tristeza de outros tantos, a resposta é "não".

Primeiro porque nunca o papel do jornal foi tão importante: manter de pé a democracia. Manter ativo o espaço cívico, estimular o debate (mesmo que, eventualmente, trazendo à tona argumentos com que o leitor não concorde), furar as bolhas que nos aprisionam na nossa convicção.

 

"Se jornais como The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Folha de S. Paulo ou O POVO continuam existindo, não é pelo desejo de seus editores, diretores ou acionistas, mas pelo de seus leitores. Porque eles, de algum modo, identificaram no jornal um espírito que os anima e os atrai"

 

Mas não apenas isso. É preciso manter o impresso porque ele tem os seus leitores. E não são leitores quaisquer: são profundamente qualificados, exigentes, críticos e, ao mesmo tempo, fiéis. Pessoas que se acostumaram a compartilhar conosco seu café da manhã, um dos momentos mais prazerosos do dia. Não à toa, vira e mexe, referem-se ao O POVO como o MEU jornal.

Sim, há vínculo forte — o que não quer dizer acrítico. E somos gratos aos NOSSOS leitores por isso. É a crítica diária que nos obriga a melhorar constantemente. Este é o ponto central: o leitor é rei. Ele pode escolher a plataforma que julga mais confortável, no momento que quiser.

Se jornais como The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Folha de S. Paulo ou O POVO continuam existindo, não é pelo desejo de seus editores, diretores ou acionistas, mas pelo de seus leitores. Porque eles, de algum modo, identificaram no jornal um espírito que os anima e os atrai.

A esses leitores, aos NOSSOS leitores, nosso mais profundo respeito. Para nós, é um privilégio servi-los. Aqui continuaremos e conosco podem contar. Aos que quiserem se juntar, sejam muito bem-vindos.  

O leitor e o impresso

Para ler e ouvir

 

 

 

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?