Logo O POVO+
Anuário do Ceará: o Ceará entre fatos, análises e artes
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

Anuário do Ceará: o Ceará entre fatos, análises e artes

A publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará, por si, já reúne as características da excelência em qualidade típicas da longevidade de uma obra do segmento. O Anuário do Ceará, porém, é mais do que uma edição compilatória das principais informações relativas ao Estado. É uma obra de arte em forma de dados jornalísticos cujo trajeto vai da administração política, da infraestrutura, dos setores econômicos, da divisão dos poderes, da lista universitária, dos bens culturais ao guia do futebol.

Dividida em 14 capítulos, a edição recente do Anuário renova e atualiza o arcabouço de informações que balizam pesquisas e consultas de jornalistas, estudantes, acadêmicos, empresários e demais interessados que querem saber mais acerca do cenário cearense. Há relevantes dados objetivos e há análises, pautadas nos estudos apresentados e que certamente servirão de embasamento para tomada de decisões e definição de rumos. O Anuário do Ceará se tornou um diagnóstico preciso, objetivo e confiável de dados consolidados dos setores produtivos e dos segmentos que contemplam as diversas dimensões da economia.

A arte sempre atravessa as 680 páginas do Anuário do Ceará. Desta vez, o traço e o colorido típico do artista cearense Aldemir Martins expressam na obra a heterogeneidade de suas técnicas e a genialidade do seu talento. Os tons da quentura de seus desenhos se associam à energia vibrante do cearense. É a partir desse propósito que se diz que o Anuário é uma referência de pesquisa e consulta, mas também de contemplação e deleite artístico.

Aldemir, cujo nascimento completará 100 anos no próximo mês de novembro, ganha um capítulo especial na edição, com depoimentos, registros, fotos e reminiscências que celebram sua obra e sua vida - indissociáveis que são.

Dois destaques merecem relevo na versão 2022-2023 do Anuário do Ceará, além de todo o corpo robusto da obra: um é o capítulo "Futebol Cearense", que estreia exibindo o desempenho dos clubes cearenses em competições nacionais e internacionais em uma seleção que inclui dados históricos, temporadas marcantes, patrimônio, diretoria, fichas e análises. Também o "Anuário Datafolha Top of Mind" reúne, em 23 categorias, as marcas mais lembradas de produtos e serviços. O levantamento já é reconhecido pelo mercado como um sinalizador das ações a fim de mensurar a autoridade e o vigor das marcas que atuam no Ceará.

Realizada pela Fundação Demócrito Rocha, a obra é conduzida magistralmente pelos trabalhos habilidosos do editor-geral Jocélio Leal e da editora-executiva Joelma Leal, que coordenam uma equipe primorosa, dedicada e responsável, junto com a brilhante editora de Design e Projeto Gráfico, Andrea Araujo. O Anuário, promovido pelo O POVO, faz jus aos princípios que regem o Grupo. É um espaço coletivo, plural, de compartilhar informação e de engrandecer o debate, mas substancialmente se ocupa de rejubilar-se com o lapidar artístico. n

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?