O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
O estado do Ceará começou o fim de semana emocionado com a notícia da abertura do processo de beatificação do Padre Cícero, falecido há 88 anos, cuja memória atrai milhões de romeiros durante todo o ano à Região do Cariri. O processo na Igreja Católica foi autorizado pelo Vaticano, em documento datado de junho deste ano. O anúncio foi feito na manhã desse sábado, 20, pelo bispo da Diocese do Crato, dom Magnus Henrique Lopes.
O dia 20 já é marcado pelos devotos do Padre Cícero como uma data para lembrar sua morte, ocorrida em 20 de julho de 1934. Em todos os meses, neste dia, usa-se preto no Cariri - seja nas vestimentas, seja em algum símbolo à mostra nos estabelecimentos comerciais e casas. Uma data representativa, portanto, para o anúncio de um marco histórico.
A partir de então, o padre Cícero Romão Batista recebe o título de "servo de Deus", o primeiro quando o processo de beatificação é iniciado. Uma investigação minuciosa começa e, quando comprovado que houve a vivência das virtudes cristãs de forma excepcional ou a existência de martírio, passa-se a "venerável". Ao haver a comprovação de milagre por intercessão dessa pessoa, o título passa a ser de "beato". Quando um segundo milagre é comprovado após a beatificação, ocorre a canonização e ela passa a ser chamada de "santa".
Ainda há, assim, um percurso significativo até a canonização do Padre Cícero, tão almejada pelos romeiros, que já o consideram santo popular, é preciso ressaltar. A reverência ao Padre Cícero é reconhecida por todo o Cariri, mas sua figura ainda não é acolhida dentro dos templos. A manifestação de fé é recebida na instituição, mas não há, por exemplo, uma imagem sua nos altares, o que seria possível com a beatificação.
O santo popular morreu sem conciliação com a Igreja Católica depois do polêmico caso conhecido como "Milagre da hóstia", em que uma hóstia dada por Padre Cícero a uma beata se transformou em sangue, conforme contam os registros. Diante de tantas interpretações à época, Padre Cícero foi afastado da Igreja.
A devoção à sua memória, no entanto, nunca se apartou dos fiéis, principalmente do Nordeste, que se unem em caravanas rumo às romarias que ocorrem o ano todo em devoção ao "Padim Ciço". Pedir a intercessão por favores, pagar promessas ou visitar o túmulo do sacerdote - são muitas as intenções de quem enfrenta muitos quilômetros para se sentir mais perto da atmosfera espiritual em torno de Padre Cícero.
O primeiro passo para reconhecer oficialmente a sua relevância significa acolher seu legado não somente no tocante à religiosidade popular. Padre Cícero é uma figura emblemática que congrega questões culturais e compaixão pastoral.
Como a Diocese do Crato lembrou nesse sábado, a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero pode ser uma sinalização de uma profecia feita por ele mesmo: "A Igreja que hoje me persegue amanhã tomará minha defesa".. n
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.