Logo O POVO+
Legados: histórias de impacto social e econômico
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

Legados: histórias de impacto social e econômico

Publicada pelo O POVO, a série "Legados" conta a história de empresários e suas famílias que têm impactado social e economicamente o estado do Ceará
Tipo Opinião

A tradição familiar como pilar dos negócios é o mote da série "Legados", publicada pelo O POVO, que conta a história de empresários e suas famílias que têm impactado social e economicamente o estado do Ceará. Conhecer mais sobre a trajetória familiar e profissional de cada empresário é uma grande marca da série, que já está na segunda temporada, cuja repercussão tem alcançado índices muito positivos. Junto a isso, aprender com a experiência profissional de grandes líderes é um dos maiores ensinamentos das reportagens.

Sucessão familiar em empresas, por exemplo, continua sendo um desafio. Há benefícios irrefutáveis, como a preservação do legado familiar, abertura para novas ideias e vínculo com a história e o desenvolvimento de nova cultura. No entanto, é preciso repensar estratégias para alguns obstáculos, como o possível despreparo e ou a falta de interesse dos herdeiros, diferenças culturais e conflitos de interesses.

Nesta segunda temporada, O POVO tem contado em nove episódios, as histórias das seguintes empresas: R. do Sol (Almira Gomes), Construtora Mota Machado (Assis Machado), Auto Peças Padre Cícero (Clicio Pinheiro Machado), Sorvetes Frosty (Edgard Segantini Junior), Advance Comunicação (Eliziane Colares), Juá (Assis Mangueira), Maraponga Mart Moda (Mana Holanda), Carmehil (Carlos Mendonça) e Noélia Doces e Salgados (Yuri Fontenelle). São relações aparentemente dissociadas entre si, mas que se combinam quando percebemos a dinâmica familiar envolvida nos processos, os valores imbricados nos negócios e os resultados fortes e sólidos que são buscados e construídos.

É preciso lembrar que a primeira temporada de "Legados" foi publicada entre novembro e dezembro de 2022, com a veiculação da história de 10 grupos familiares que expuseram os caminhos que trilharam para chegar ao patamar em que estão além do consequente impacto econômico que desenvolveram. As empresas cujos legados foram divulgados nos episódios do O POVO na primeira temporada são: Supermercado Pinheiro (Honório Pinheiro), Cerbras (Ana Lúcia Bastos Mota), Óticas Boris (José Airton Boris Ponte), Ramalho Têxtil (Aluísio Ramalho), Pardal Sorvetes (Joselma Oliveira), Agrícola Famosa (Luiz Roberto Barcelos), Grupo Alyne (Paulo Gurgel), Servtec (Lauro Fiuza), Meia Sola (Tane Albuquerque) e Cajuína São Geraldo (Teresinha Lisieux). Todos esses episódios estão disponíveis para assinantes do O POVO, por meio da plataforma O POVO .

É um legado também, para O POVO, mostrar a força econômica do Estado, celebrando o potencial empresarial e divulgando marcas notáveis que ressaltam a economia e a sociedade cearense. Afinal, o percurso de todas essas famílias e seus trabalhos influenciam significativamente os negócios no Ceará. Por meio do fazer jornalístico, apresentam-se indicadores do cenário econômico cearense, a diversidade de segmentos desenvolvidos e o desempenho das atividades econômicas que tanto avançam. 

 

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?