
O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública
A palavra "política" provém do termo grego "polis", utilizado para cidades com algumas características conhecidas atualmente como estado. Ou seja, a soberania sobre algum território, a possibilidade de fazer leis com regras de convivência social. O termo, com o passar do tempo, foi ganhando várias dimensões, mas está sempre indissociável das relações pessoais na organização da sociedade. Somos seres políticos, mesmo quando não queremos uma atuação efetiva.
A partir do filósofo Nicolau Maquiavel (1469-1537), o tempo "política" passou a significar também as formas de manifestação do poder constituído, do contrato social, como também de estratégias para o alcance de benefícios de algo criado para a defesa dos mais fracos.
A política moderna é vista como um processo de humanização e construção de coletividades, algo bem diferente dos conceitos veiculados pelo senso comum, no qual a política muitas vezes é criminalizada e ganha uma dimensão danosa, com embates às vezes mortíferos pelo poder; ou com ações inescrupulosas de pessoas que se aproveitam de cargos em benefício próprio, em detrimento da maioria.
Diante das dimensões dadas aos processos políticos, a Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e com apoio da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançou o programa "Político, Eu!?!". O objetivo é ressaltar a importância da política no exercício da cidadania, com a formação de novos atores.
O programa tem professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede municipal de Fortaleza como público-alvo, e contempla a realização do curso de extensão "Educação Política para Cidadania". O trabalho prevê ainda o concurso Escola Vai à Câmara, através do qual alunos de quatro escolas de ensino fundamental de Fortaleza conhecerão o Legislativo e viverão a experiência de serem vereadores por um dia; além de uma série de cadernos especiais, lives e programas sobre Política e Cidadania.
As inscrições para o curso podem ser feitas até 16 de outubro, no site da Fundação Demócrito Rocha; ele será ministrado na modalidade de ensino a distância e terá certificado emitido pela Uane/FDR e pela Uece. A iniciativa deve instigar a população, principalmente os mais jovens, a refletirem sobre os rumos dados à sociedade e sobre as formas de fazer política com "P" maiúsculo. Trata-se de um trabalho de elevação da consciência sobre os rumos dados às formas de manifestação das regras sociais e da geração de embates civilizados entre divergentes para a construção de espaços mais justos, democráticos e inclusivos.
Vale lembrar a visão cristã do papa Francisco, para quem "a política é acima de tudo a arte do encontro". Um olhar que precisa ser lembrado para o acolhimento das diferenças e a geração de diálogos mais respeitosos, com negociações menos hostis e em prol de um bem comum. n
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.