Logo O POVO+
Elas vieram pra ficar
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Elas vieram pra ficar

Tipo Opinião
Bastidores do Festival Costume Gourmet (Foto: Divulgação Mercadinhos São Luiz)
Foto: Divulgação Mercadinhos São Luiz Bastidores do Festival Costume Gourmet

O ser humano tem uma capacidade de readaptação que ficou ainda mais evidente neste período de isolamento social.

Uma alternativa foram as "lives". Não demorou muito para essa ferramenta passar a ser utilizada por artistas, professores e todos os profissionais que necessitavam do contato direto com os seus clientes. O público, por sua vez, adotou massivamente as lives (até tiro as aspas pois essa palavra entrou para o nosso vocabulário), e elas passaram a ser consumidas não somente como opção de entretenimento, mas também como instrumento de aprendizado.

E as lives também chegaram à gastronomia. As famílias confinadas foram obrigadas a produzir o seu próprio alimento, e o que era trabalhoso nos primeiros dias, passou a ser o passatempo preferido para muita gente.

Aqui no Ceará os meus amigos Edil Costa (@gastronomia_edilcosta) e Patrick Lima Alex (@patricklimaalex), chegaram a atingir números expressivos em relação ao cenário nacional para lives de gastronomia. Edil Costa chegou a atingir mais de 1.100 seguidores conectados simultaneamente. Patrick Alex, além de chef, foi o grande produtor de lives gastronômicas, feitas com uma estrutura profissional, do arsenal de sua empresa CSI Locações. Tive o privilégio de fazer uma live junto com esses profissionais incríveis.

No final de semana passado (dias 11 e 12) foi realizado o Festival Costume Gourmet promovido pelos Mercadinhos São Luiz. O modelo do Festival neste ano foi um conjunto de lives de alguns chefs do Ceará (fui um dos participantes) e de outros estados. A princípio algumas pessoas ficaram um pouco frustradas pois o Festival no modelo presencial, realizado em 2019, foi inesquecível. Mas o resultado final desta edição foi fantástico, com a participação de 3 mil pessoas em um dos dias, e uma repercussão muito positiva do público. Vale destacar o profissionalismo da Celebre Eventos e de sua equipe de técnicos, pois o público não imagina a estrutura de trabalho envolvida para que a live seja perfeita.

As lives gastronômicas vão ficar na memória! E sinto que vão sobreviver...

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?