Logo O POVO+
Em casa ou fora, comer sempre será um grande prazer!
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Em casa ou fora, comer sempre será um grande prazer!

DICAS para temperar
Tipo Opinião
Quiosque da Bombay Herbs & Spices no shopping Iguatemi (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Quiosque da Bombay Herbs & Spices no shopping Iguatemi

Após esse período de isolamento social, aos poucos as pessoas estão saindo em busca da retomada de suas atividades. Mas alguns hábitos adquiridos neste período mudaram comportamentos. Alguns destes novos hábitos mudaram o cenário gastronômico, abrindo novas possibilidades. As pessoas aprenderam a vivenciar, gostar de curtir suas casas, suas cozinhas, e isso trouxe um aumento expressivo no mercado de delivery e de personal chefs, que fazem o atendimento para pequenos grupos.

As pessoas adquiriram também o hábito de cozinhar por prazer e descobriram essa atividade como um novo hobby. Agora, estão frequentando novamente restaurantes e o critério de escolha é, cada vez mais, a qualidade da comida, do serviço, do ambiente. Comer bem, em suma, continua sendo uma das melhores atividades de lazer! Selecionei duas dicas para quem está se aventurando na cozinha. O tempero dry hub e o o quiosque da Bombay Herbs & Spices. Bom apetite! Boa mesa!

Leia também | Confira outras dicas de gastronomia de Élcio Nagano, exclusivas para leitores do Vida&Arte

DRY RUBS

Dry Rubs (esfrega seca) é uma mistura de temperos e condimentos secos usada para temperar carnes. Essa técnica surgiu nos churrascos norte-americanos. Para aplicar o dry rub você deve esfregar e cobrir toda a superfície exterior da carne.

Quanto maior a antecedência, maior será a absorção dos sabores no interior da peça de carne. Existem diversos tipos no mercado, mas podemos classificá-los em dois grupos, que são os dry rubs para carnes bovinas e os dry rubs para aves e suínos.

Os dry rubs para carnes bovinas têm como principal ingrediente o sal, que é misturado a outros condimentos, e um pouco de açúcar. Já os dry rubs para aves e suínos, têm uma maior concentração de açúcar, para causar o efeito da caramelização que combina muito bem com essas proteínas.

O cuidado que tem de se tomar é grelhar ou assar em fogo baixo, para evitar o sabor amargo decorrente da queima. Além do açúcar, estes dry rubs têm o sal para contrabalancear o sabor e a magia do mix de condimentos. O efeito é fantástico!

Bombay Herbs & Spices

E foi procurando os dry rubs que conheci o quiosque da Bombay Herbs & Spices, que fica no Shopping Iguatemi. Me apaixonei pela linha de produtos dessa empresa - além dos dry rubs, eles têm ervas, pimentas e especiarias de alta qualidade. Vale ressaltar os kits para Gin Tônica. Um verdadeiro parque de diversões para apaixonados pela gastronomia. 

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?