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Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Convenience Food e suas novas propostas

|Tendência|
Cliente recebe a carne após longos períodos de cocção e finaliza em casa  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Cliente recebe a carne após longos períodos de cocção e finaliza em casa

Desde a antiguidade, o homem tem desenvolvido técnicas para conservar o alimento a fim de facilitar o seu transporte e o seu consumo. Os asiáticos desenvolveram diversas técnicas de fermentação para conservar os vegetais. Os antigos Astecas transportavam uma espécie de farinha de milho, que bastava adicionar água para o seu consumo. Os "cowboys" americanos consumiam o "jerky beef" em suas viagens. Impulsionados pelas guerras mundiais, as indústrias americanas radicalizaram no desenvolvimento da Convenience Food. Consequentemente, a comida processada entrou na mira daqueles que buscavam uma alimentação mais saudável.

Convenience Food passa a ter um significado diferente no mundo moderno. As empresas de alimentação, têm de levar a comodidade ao cliente, tanto na logística como na finalização do prato pedido.

O boom do delivery nos mostra o quanto podemos evoluir em termos de prestação de serviço com ideias antes inimagináveis:

- Desenvolvimento de embalagens mais práticas, elegantes e ecologicamente corretas.

- Utilização da tecnologia da informação para manter o cliente informado em tempo real.

- Utilização de meios de transporte inovadores (ex. drones).

Um bom exemplo de produto inovador aqui em Fortaleza, que tem o conceito de Convenience Food Contemporâneo, são as carnes pré-preparadas do Fogo.36. Cortes de difícil preparação são submetidos a uma cocção em baixa temperatura por um longo período de tempo, usando os recursos da moderna tecnologia.

O cliente recebe o produto e tem que fazer a finalização, seguindo as instruções que vêm junto. Aliás o kit é completo e vem com tempero de finalização e luvas para a manipulação do corte de carne. O cardápio atual tem os seguintes cortes: Costela Bovina Tradicional, Costela Bovina Premium, Panceta Pururuca, Joelho Suíno e Paleta de Cordeiro. Já testei a maioria deles e fiquei maravilhado. E como você tem que fazer a finalização em sua casa, os créditos pela boa comida à mesa serão seus!

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