Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
Foto: divulgação
Cliente recebe a carne após longos períodos de cocção e finaliza em casa
Desde a antiguidade, o homem tem desenvolvido técnicas para conservar o alimento a fim de facilitar o seu transporte e o seu consumo. Os asiáticos desenvolveram diversas técnicas de fermentação para conservar os vegetais. Os antigos Astecas transportavam uma espécie de farinha de milho, que bastava adicionar água para o seu consumo. Os "cowboys" americanos consumiam o "jerky beef" em suas viagens. Impulsionados pelas guerras mundiais, as indústrias americanas radicalizaram no desenvolvimento da Convenience Food. Consequentemente, a comida processada entrou na mira daqueles que buscavam uma alimentação mais saudável.
Convenience Food passa a ter um significado diferente no mundo moderno. As empresas de alimentação, têm de levar a comodidade ao cliente, tanto na logística como na finalização do prato pedido.
O boom do delivery nos mostra o quanto podemos evoluir em termos de prestação de serviço com ideias antes inimagináveis:
- Desenvolvimento de embalagens mais práticas, elegantes e ecologicamente corretas.
- Utilização da tecnologia da informação para manter o cliente informado em tempo real.
- Utilização de meios de transporte inovadores (ex. drones).
Um bom exemplo de produto inovador aqui em Fortaleza, que tem o conceito de Convenience Food Contemporâneo, são as carnes pré-preparadas do Fogo.36. Cortes de difícil preparação são submetidos a uma cocção em baixa temperatura por um longo período de tempo, usando os recursos da moderna tecnologia.
O cliente recebe o produto e tem que fazer a finalização, seguindo as instruções que vêm junto. Aliás o kit é completo e vem com tempero de finalização e luvas para a manipulação do corte de carne. O cardápio atual tem os seguintes cortes: Costela Bovina Tradicional, Costela Bovina Premium, Panceta Pururuca, Joelho Suíno e Paleta de Cordeiro. Já testei a maioria deles e fiquei maravilhado. E como você tem que fazer a finalização em sua casa, os créditos pela boa comida à mesa serão seus!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.