Logo O POVO+
O Banquete
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

O Banquete

Tipo Opinião
Chef Liliane Pereira (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Chef Liliane Pereira

O foco na especialização é tão forte na cultura japonesa, que o ramo de restaurantes tem uma característica diferente no país do sol nascente. Os melhores restaurantes são pequenos, cujos chefs proprietários trabalham por décadas em busca do prato perfeito dentro de sua especialidade. O lendário restaurante Jiro Honten, de Tóquio, está na lista dos melhores do mundo e é um pequeno balcão com apenas dez lugares, localizado em uma galeria do metrô. Só serve sushi, que é a especialidade do chef Jiro.

Na França, os pequenos bistrôs onde os chefs proprietários executam pessoalmente as suas especialidades acabaram se tornando as melhores opções para os comensais, com uma comida de alta qualidade a um preço justo.

Leia também | Confira mais dicas de Élcio Nagano na coluna Gastronomia em Foco

Pelas minhas raízes japonesas e pela tendência dos pequenos bistrôs, gosto muito de restaurantes com esse perfil. Aqui em Fortaleza existem ótimos restaurantes cujo dono executa a sua cozinha autoral. E uma opção interessante é o Banquete, da chef Liliane Pereira. A chef é uma alagoana, com formação em gastronomia e muita experiência, com passagem pelo famoso DOM, do chef Alex Atala.

Ela chegou a Fortaleza há uma década e o Banquete (inspirado na obra "O Banquete", de Platão), nasceu como um pequeno anexo ao prédio da Nova Acrópole, que é uma instituição internacional dedicada a estudos filosóficos.

Logo, os seus jantares temáticos culturais cativaram um bom número de clientes. Durante esse período, a chef Liliane também ganhou fama por ser imbatível em festivais gastronômicos, com seus pratos incríveis. Hoje o restaurante está localizado na av. Abolição, 3340, e é lá que eu posso me deliciar com as criações da chef Lili.

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?