Logo O POVO+
Latin America`s 50 best restaurants
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Latin America`s 50 best restaurants

Tipo Opinião
Don Julio, de Buenos Aires, foi o primeiro lugar da lista  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Don Julio, de Buenos Aires, foi o primeiro lugar da lista

No último dia 3 de dezembro foi revelada ao mundo a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Adaptada ao atual momento desafiador que atravessamos, a cerimônia não teve o mesmo evento pomposo de todos os anos e a premiação foi realizada em um evento virtual.

O Peru continua sendo o grande destaque e conta com 11 entre os 50 melhores restaurantes latino americanos. Nas sete edições anteriores da premiação, o Peru levou o The Best com os restaurantes Astrid y Gastón (2013), Central (2014, 2015 e 2016) e Maido 2017, 2018 e 2019). E devido às minhas origens asiáticas, não posso deixar de destacar o trabalho do chef Micha, que é o ícone de um estilo de comida que é conhecido como Nikkey - a fusão da cozinha peruana com a cozinha dos imigrantes japoneses.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Astrid&Gastón (@astrid_y_gaston)

A grande surpresa do ano de 2020 foi a conquista do primeiro lugar pelo argentino Don Julio, que desbancou a hegemonia dos restaurantes peruanos. O restaurante é uma típica casa de parrilla argentina - localizada em uma esquina do bairro de Palermo. O restauranteur Pablo Rivero vem perseguindo a perfeição em todos os detalhes de sua operação há mais de 20 anos. A carne utilizada é obtida através da criação sustentável de animais de raças especiais, que são mantidos soltos em uma fazenda nas proximidades de Buenos Aires, até que sejam atingidas as condições ideais de maciez e sabor, para serem submetidos ao abate e ao descanso controlado das peças de carne; o processo é meticuloso, e o resultado é compensador! Mas, antes de vivenciar a experiência da carne Don Julio, vale degustar os embutidos artesanais da casa. Daí então você pode degustar a carne, acompanhada de batatas fritas e vegetais grelhados na parilla. Para harmonizar, a restaurante dispõe de uma fantástica adega com mais de 20 mil garrafas, cuidadosamente selecionadas pelo proprietário que é um ótimo sommelier. E para finalizar, não deixe de pedir os sorvetes artesanais, com queijos e doces regionais.

Leia também | Confira mais dicas de Élcio Nagano, Gastronomia em Foco

Entre os nove restaurantes brasileiros que estão na lista 50 Best Latin America's 2020, vale destacar a ascensão do fenômeno paulistano Casa do Porco Bar, do casal de chefs Janaína e Jefferson Rueda, que emplacou o quarto lugar nesse rol de campeões. Mas este restaurante pode ser o tema de uma de nossas próximas colunas. Os demais restaurantes premiados brasileiros foram: Oteque (RJ), D.O.M. (SP), Lasai (RJ), Maní (SP), Evvai (SP), Mocotó (SP), Manu (PR), Corrutela (SP). As principais conclusões que podem ser retiradas desta premiação, confirma as tendências da gastronomia contemporânea: busca e aprimoramento dos insumos regionais; aprofundamento técnico, não desprezando o aprendizado transmitido pelas gerações anteriores; simplificação.

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?