Logo O POVO+
Uma experiência multissensorial
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Uma experiência multissensorial

Tipo Opinião
Experiência multissensorial por Élcio Nagano e Sensorial Fortaleza (Foto: Ludmila Lemos / Divulgação)
Foto: Ludmila Lemos / Divulgação Experiência multissensorial por Élcio Nagano e Sensorial Fortaleza

A arquiteta Mariana Montenegro é a fundadora e professora do Sensorial. Sua formação, aliada à sua paixão pela gastronomia, e com o tempero de seu bom gosto, elevaram o seu trabalho a um nível de sofisticação ímpar, que é baseada na simplicidade.

A experiência Sensorial surgiu em 2018 como um workshop para pessoas interessadas na arte de receber bem e propõe uma experiência completa, envolvendo decoração e gastronomia. Um pequeno grupo de alunos se reúne na residência da anfitriã para criar um ambiente simples, sofisticado e aconchegante de acordo com o tema escolhido. A primeira experiência foi inspirada no filme "Sob o Sol da Toscana", depois viajaram pela Provence, Espanha e, por último, Ceará com a presença do chef Rafa Sudatti. Juntos montam a mesa, confeccionam os arranjos, a papelaria e desenvolvem uma pequena lembrança para os convidados - o fazer manual é item indispensável nessas produções. Depois da mesa pronta, partem para a cozinha localizada na varanda. Na presença de um chef, preparam as entradas, o prato principal e a sobremesa. Sentindo os aromas e assistindo à transformação dos alimentos conversam, brincam e brindam as novas amizades. Por fim, sentam-se à mesa e desfrutam de tudo que foi produzido por eles.

Após algumas edições do workshop, Mariana decidiu criar um formato de trabalho onde pudesse reproduzir essas experiências em pequenos eventos residenciais. Nessas produções ela planeja toda a decoração da mesa, usando os itens do próprio cliente ou indicando empresas parceiras para aluguel, desenvolve a papelaria artesanal e executa o design floral. Os chefs parceiros recebem o desafio de preparar o menu degustação de acordo com os costumes da região escolhida. A primeira experiência com o tema árabe aconteceu em parceria com o restaurante Zahlé, depois fizeram o Sensorial Grego com o restaurante Olimpo, em seguida o Sensorial Espanhol com a chef Krysten Keller e o mais recente eu tive o privilégio de elaborar o menu do Sensorial Thai. Mas já estamos planejando outras experiências asiáticas. Essa experiência é tão fascinante que ouso chamá-la de "multissensorial"...  

Leia também | Confira mais dicas e receitas do chef Élcio Nagano na coluna Gastronomia em Foco, exclusiva para leitores do Vida&Arte

abrir

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?