Logo O POVO+
Cozinha raiz: mão de vaca
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Cozinha raiz: mão de vaca

Mão de vaca do restaurante Kina do Feijão, um dos espaços de comida regional em Fortaleza (Foto: Reprodução Instagram )
Foto: Reprodução Instagram Mão de vaca do restaurante Kina do Feijão, um dos espaços de comida regional em Fortaleza

O termo popular mão de vaca é usado em muitas regiões do Brasil para se referir ao sujeito pão-duro, mesquinho e avarento.

No Ceará, no entanto, essa palavra é utilizada no seu sentido literal - mão de vaca é a pata da vaca, com a qual se faz um tradicional cozido, que é um dos pratos mais apreciados do Estado. Para se obter esse corte, as patas traseiras são cortadas no sentido transversal, de maneira que no seu centro esteja o osso oco, preenchido com uma iguaria que é o tutano (medula óssea do animal, que é rica em nutrientes e gorduras). Este corte corresponde ao chambaril italiano, que significa osso buraco, e com o qual se faz um prato que é um clássico italiano - o Osso Buco com Polenta.

Mas, vamos à Mão de Vaca cearense, que é uma receita simples, mas tem algumas pequenas variações. Você começa, temperando os pedaços de mão de vaca, com sal, pimenta do reino, alho e colorífico, e deixa descansar por uma hora no refrigerador. Passar farinha de trigo e selar em uma frigideira. Na mesma frigideira, refogar cebola, alho, pimenta de cheiro, pimentão verde e tomates, e passar esse refogado para a panela de pressão, juntamente com a carne selada. Acrescentar água fervente. Aqui neste momento você tem duas alternativas:

1.Colocar água para cobrir 2/3 da mão de vaca para obter um caldo mais grosso e reduzido. Neste caso fica ótimo para servir somente com arroz branco.

2.Cobrir toda a mão de vaca com a água fervente, para obter mais caldo e com ele fazer o pirão.

Depois, é só deixar cozinhar por 30 minutos na pressão, e finalizar corrigindo o sal, se necessário. O prato pode ser feito em uma panela normal, e neste caso, o tempo de cozimento passa a ser, no mínimo, uma hora e meia. O acompanhamento pode ser cuscuz de milho no vapor, além do arroz e do pirão.

Cearense come Mão de Vaca até no café da manhã. É um prato ideal para o desjejum dominical, após uma longa noite de festa...

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?