Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
A gastronomia sempre foi um dos fatores que impulsionam o turismo. Mas o peso desse fator vem crescendo muito neste novo mundo pós-pandemia (esperamos que estejamos próximos do final...). O período de reclusão fez muita gente descobrir o prazer de preparar o próprio alimento e isso fez com que uma boa parte do mundo desse um mergulho no mundo da cozinha. Vivemos hoje uma fase de sonhos e de novos projetos de viagem. Está na hora de realizar aquele sonho que ficou arquivado ou de reviver aquela viagem inesquecível.
Selecionei aqui algumas viagens gastronômicas - nem todas realizadas - para compartilhar com vocês.
Pelo mundo
França
Este país é um mundo gastronômico à parte, e pode render muitas viagens. Paris tem oito restaurantes que ostentam as três estrelas Michelin. Há ainda centenas de pequenos bistrôs que oferecem comida de altíssimo nível a um preço mais acessível. Saindo de Paris, existem outras regiões e cada uma delas vale uma viagem, como a Alsácia, Champagne, Bretanha, Provence, o Vale do Loire, e muitas outras...
Itália
muita gente ainda se surpreende, ao saber que a Itália foi responsável pela revolução da alta gastronomia, já no final da Idade Média. Foi de Firenze, na Toscana, que saiu a famosa Catherine de Medici, que se tornou rainha consorte da França, levando consigo toda a sofisticação que já existia nessa riquíssima cidade italiana.
Espanha
a base da culinária espanhola é a simplicidade da mediterrânea. Mas, na década de 1990, alguns chefs espanhóis, liderados pelo lendário chef Ferran Adriá, revolucionaram a gastronomia espanhola, que passou a ocupar uma posição de vanguarda no cenário mundial. O tour pelos bares e restaurantes espanhóis é uma experiência inesquecível!
Peru
este é o Melhor Destino Culinário do mundo pela oitava vez, título recebido pela World Travel Awards. O modelo de gastronomia do Peru tem sido usado como exemplo pelo mundo, e é baseado em dois princípios: a valorização dos insumos regionais e as técnicas de preparação. Há anos o 50 Best Restaurants in the World tem colocado os peruanos entre os melhores do mundo.
Tailândia
A base da culinária é a técnica de misturar sabores no mesmo prato (salgado, doce, ácido e picante), e a esta base foi adicionada a influência dos indianos e dos chineses, agregando muitas especiarias. Há ótimos restaurantes, mas você pode encontrar comida excelente e barata nos mercados flutuantes e mesmo nas barraquinhas de rua.
Japão
A capital Tokyo é a metrópole que tem mais restaurantes 3 estrelas Michelin no mundo (são 15 atualmente). Esse é o resultado do perfeccionismo da cultura japonesa. Você pode se surpreender com a simplicidade de alguns dos top restaurants, nos quais a comida é sempre perfeita. A gastronomia japonesa é muito além do sushi e do sashimi.
-Guia Michelin -50 Best Restaurants in the World -Expedia -Booking -Tripadvisor
Boa viagem!!!
Podcast Vida&Arte O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.