Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
Um dos maiores adventos da humanidade foi o período das Grandes Navegações, que acabou culminando na descoberta de novos continentes e de novas rotas comerciais marítimas. E um dos principais catalisadores desse processo foi o comércio das especiarias indianas, cujo controle estava nas mãos dos mercadores árabes - a Europa precisava encontrar o caminho marítimo para as Índias.
Vários são os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da cozinha indiana e seus insumos:
- Uma civilização que começou há mais de 8 mil anos, em um local privilegiado, que foi cobiçado, invadido e tomado em vários momentos de sua história - cada um desses momentos trouxe novos elementos para o enriquecimento da cozinha indiana. Vale destacar a influência árabe no norte da Índia, que deixou a herança dos pães chatos assados no forno Tandoor.
- Uma variação climática, que vai do sul subtropical às montanhas geladas do norte.
- Um povo fervorosamente místico, que aceitou os dogmas definidos por algumas de suas religiões e adotou as restrições alimentares impostas por elas, incluindo o vegetarianismo. Isso trouxe novas alternativas gastronômicas.
Por tudo isso, a cozinha indiana acabou invadindo e influenciando a gastronomia de toda a Ásia e também de boa parte do mundo ocidental. E para o mundo ocidental, as duas principais referências são as especiarias e o curry.
As especiarias indianas mais conhecidas são açafrão, cravo, canela, cardamomo, cominho, anis estrelado, cúrcuma, feno grego, gengibre e outros. Alguns desses temperos estão tão inseridos na cultura alimentar ocidental, que muitos não sabem de sua origem.
O curry foi o nome adotado pelos ingleses (quando a Índia era parte do Império Britânico) para o Massala, uma mistura de especiarias. Não existe uma receita fixa para esse composto e cada região ou família tem a sua receita.
Alguns dos principais pratos da cozinha indiana são:
- Naam - pão chato fermentado com iogurte, assado no forno Tandoor
- Samosa - pastel indiano
- Tikka Massala - frango com curry
- Palak Paneer - curry vegetariano de espinafre e queijo
- Murgh Makhani (Butter Chicken) - frango ao curry amanteigado
- Thali - menu degustação com diversos pratos em uma bandeja
- Chai - mistura de chá-preto, leite e especiarias
- Lassi - bebida à base de iogurte e especiarias
- Chutney - molho agridoce apimentado, à base de frutas e especiarias
E para degustar uma boa comida indiana aqui no Ceará, temos a opção de usufruir de um dos primeiros hotéis de charme do Estado - Zorah Beach Hotel, que fica na praia de Guajiru, em Trairi. O proprietário é o indiano Sumeet Dhillon e o restaurante tem ótimas opções da cozinha tradicional indiana. Comida fantástica!
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.