Logo O POVO+
A influência da gastronomia italiana no Brasil
Foto de Edilberto Costa
clique para exibir bio do colunista

Sommelier internacional, professor de Gastronomia, mestrando em turismo gastronômico

Edilberto Costa gastronomia

A influência da gastronomia italiana no Brasil

|tradição|
Tipo Opinião
Risoto de moqueca com camarão (Foto: Élcio Nagano)
Foto: Élcio Nagano Risoto de moqueca com camarão

Não é novidade que nós brasileiros amamos a cozinha italiana. Pesquisa de hábitos alimentares apontam que 7% dos restaurantes do Brasil têm foco na gastronomia daquele país, sem contar as inúmeras pizzarias em todas as regiões. Além das pizzas, massas, risotos e os molhos clássicos estão entre os mais desejados.

Mas de onde vem o amor por essa cozinha?

Os imigrantes italianos chegaram ao Brasil a partir do século XIX, se instalaram primeiro em são Paulo e logo depois migraram para o sul em busca de melhores oportunidades. Aos poucos, os costumes gastronômicos italianos foram se incorporando aos nossos. A pizza se tornou uma receita popular no Brasil no século XX, quando os brasileiros passaram a reproduzir o prato adicionando temperos e insumos nossos, fazendo com que a receita ganhasse características regionais.

Com a ausência de ingredientes do seu país, os italianos tiveram de adaptar receitas clássicas e acabaram criando pratos novos que, mais tarde, se tornariam sucesso na mesa dos restaurantes de todo Brasil. Vamos conhecer alguns:

- Filé à parmegiana - O bife à milanesa até existe na Itália, mas é preparado com o cordeiro. Para denunciar a "brasilidade" nós o acompanhamos com fritas, purê e arroz branco.

- Arroz a Piamontese - A região de Piemonte na Itália é a maior produtora de arroz típico dos risotos italianos. Com a ausência desse arroz rico em amido aqui no Brasil, os italianos usaram o arroz branco comum, adicionando o creme de leite para dar a cremosidade típica desse prato.

Além desses, o polpetone, rondelli, pizzas com cobertura "exótica" como a linguiça calabresa, a fogazza, a palha italiana... entre vários outros pratos são frutos da criatividade dos imigrantes italianos ou de brasileiros que, de tanto amar essa cozinha, fez dela fonte de inspiração para pratos deliciosos.

Já que a gastronomia contemporânea nos permite fazer fusões de cozinha, que tal aprendermos um risoto de moqueca?

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Risoto de moqueca com Camarão

Ingredientes

1 kg de camarão, 1 colher de azeite de dendê, 250ml de leite de coco, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão amarelo, 1 cebola, 3 dentes de alho, coentro e cebolinha a gosta. 1 kg de arroz arbóreo, 1 taca de vinho branco e caldo das cabeças dos camarões, 1 colher de manteiga. 70g de queijo parmesão.

Preparo

tempere os camarões com sal e pimenta, grelhe no azeite de dendê e reserve. Na mesma panela refogue todas as verduras, junte o leite de coco e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte os camarões e desligue o fogo. Refogue o arroz no azeite, junte o vinho e deixe evaporar, coloque caldo feito com as cabeças dos camarões de concha em concha até dar o ponto do arroz. Junte a moqueca. Finalize com manteiga, queijo e coentro a gosto picado.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Foto do Edilberto Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?