Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
|cartola| Tur aut harum quam evenis estisci usandic tet aut ium net fugia sim
Há mais de três anos, publiquei aqui nesta coluna um texto sobre o restaurante Ello de Jericoacoara, que surpreende pela sua ambientação, qualidade da comida e pela proposta inovadora criada pelo chef Hervé Witmeur.
Estou voltando com o mesmo tema, pois o chef Hervé Witmeur está em um momento especial de reconhecimento nacional. O seu trabalho será apresentado no evento Mesa SP, entre 3 e 5 de novembro, como um exemplo de vanguarda na gastronomia nacional.
A história de Hervé na cozinha começou em Bruxelas, onde o pai é proprietário de um restaurante. Aos 16 anos o jovem decidiu que a sua vida profissional seria na cozinha, mesmo enfrentando uma inicial resistência por parte dos seus pais, Ele começou a sua peregrinação profissional por restaurantes da Bélgica. Casou-se com Marie e ficaram um período em Sydney.
Foi então que os bons ventos (literalmente) trouxeram Hervé para o Nordeste do Brasil. Ele veio em uma viagem de férias para praticar kitesurf com amigos e se apaixonou por Barra Grande (PI). Voltou para Bruxelas e chamou a esposa para vir ao Brasil. Começaram, então, a construção de um novo sonho...
O primeiro passo foi a compra de um terreno em Barra Grande, onde foi construído em 2013 o primeiro restaurante - La Cozinha. A carência de insumos frescos fez o casal partir em busca da próxima etapa do projeto, que é a fazenda La Reserva, em Parnaíba. O projeto inicial era investir na agricultura orgânica convencional, mas Hervé é um estudioso e descobriu a permacultura (princípio de cultura permanente, onde há uma integração de práticas agrícolas, ecológicas e sociais) e hoje já são 3 hectares de agrofloresta e uma horta orgânica.
A última das etapas (até então) foi a inauguração, em 2019, do magnífico restaurante Ello em Jericoacoara. Para Hervé, esse restaurante é uma forma de mostrar o seu trabalho ao mundo. Lá são utilizados os insumos dos pescadores e produtores locais, além dos produtos do La Reserva. Além de privilegiar os insumos locais, o chef também tem privilegiado o treinamento e formação de mão de obra local.Pelo impacto de seu trabalho em Jericoacoara, o chef Hervé Witmeur já é um cearense e é um grande orgulho para o nosso Estado.
Parabéns chef Hervé Witmeur!!!!
Onde conhecer o trabalho do chef:
- La Cozinha
Rua Pontal da Barra, Barra Grande, PI - fone: 86 3369-8171
www.lacozinha.com
- La Reserva
Fazenda Orgânica
www.lareservafazenda.com.br
- Restaurante Éllo
Av Edva Esmerino da Silva, Vila de Jericoacoara-CE - Fones: 86- 3369-8171/99885116
www.ellorestaurante.com
Instragam Hervé Witmeur:
@hervewitmeur
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.