Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
O reaproveitamento de sobras é uma das tendências da gastronomia. Essa é uma das ações, com a qual, nós cozinheiros podemos contribuir com a sustentabilidade do planeta. Esse trabalho, no entanto, faz parte do nosso cotidiano há milênios, e vários clássicos da gastronomia mundial foram criados a partir dessa preocupação.
Yakimeshi
O arroz frito japonês surgiu em 1860 no Porto de Kobe, por influência dos imigrantes chineses. O seu preparo é muito simples. Primeiro você pode fritar o arroz (que deve estar inicialmente frio), em uma panela wok com um pouco de óleo vegetal, e temperar com sal, pimenta, óleo de gergelim e um pouco de shoyu, e reservar. Fazer dois ovos mexidos e reservar. Na mesma panela wok você frita cebola picada, alho e cenoura em cubinhos. Então, para finalizar, você deve retornar o arroz frito e os ovos mexidos para a panela wok sobre os vegetais, e adicionar cebolinha picada e, se necessário, corrigir o tempero. Os cozinheiros japoneses que trabalham na chapa, fazem todas essas ações simultaneamente (fritar o arroz, fazer os ovos mexidos e fritar os vegetais). Essa receita pode ser incrementada com a adição de outros vegetais, ou cubinhos de frango, ou camarões.
Chop Suey
O arroz frito chinês é o prato de origem do Yakimeshi japonês. A receita é muito parecida, com variações na proteína (gostam muito da carne suína), nos vegetais e nos temperos (além do molho de soja, usam vinho de arroz, pimenta de Sichuan e molho de ostra).
Khao Pad
O arroz frito tailandês tem como principais ingredientes a sobra do arroz jasmim, abacaxi, camarões, pimenta e molho de peixe Nam Pla.
Bokkeum Bap
Os coreanos também têm a sua receita de arroz frito (sempre feito com as sobras). O processo é semelhante ao do yakimeshi, mudando o tempero que tem como base óleo de gergelim, alho, gengibre, molho de soja e a deliciosa pimenta fermentada Goshujang. E geralmente o ovo vai sobre o arroz frito, frito inteiro com a gema mole.
Pratos brasileiros
Arroz à Piamontese
Esse prato, curiosamente, foi criado no Brasil, pelos imigrantes italianos vindo do Piemonte. Os principais ingredientes são a sobra de arroz, cebola, leite, creme de leite, queijo mussarela e champignon.
Arroz Biro-Biro
Para fazer esse clássico das churrascarias paulistanas, o arroz é frito com bacon, ovos e batata palha.
Bolinho de arroz
São inúmeras as receitas desse clássico da comida caseira para reaproveitamento das sobras de arroz. A receita básica leva, além do arroz, farinha de trigo, queijo, ovos, salsinha e temperos.
Arroz de forno
Quem não tem lembranças do arroz de forno que nossas mães e avós faziam? A minha mãe fazia com carne moída ao molho, que ela intercalava com camadas de arroz, e finalizava com uma generosa camada de presunto e queijo mussarela, indo ao forno para gratinar.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.