Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
Foto: Divulgação
Restaurante "A Casa do Porco", de São Paulo, mais uma vez ficou no top 50 da lista dos melhores do mundo
Foi anunciada a esperada lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em uma cerimônia realizada em Valência, na Espanha, com a presença dos melhores chefs do planeta.
O Brasil continua representado nessa premiação com a conquista do décimo-segundo lugar (uma grande proeza) pela Casa do Porco, restaurante que fica no centro de São Paulo. A casa é comandada, com maestria, pelos chefs Janaína e Jefferson Rueda.
Tive o prazer de conseguir uma das disputadas vagas com minha família no início desse ano e pude constatar a estratégia desse restaurante: simplicidade com técnica e qualidade. Infelizmente em 2023 não tivemos nenhum outro restaurante brasileiro na lista dos top 50.
A grande alegria dessa edição, no entanto, foi a chegada da América Latina, pela primeira vez, ao topo dessa disputada lista. O primeiro lugar foi conquistado pelo restaurante Central, que fica em Lima-Peru, e é comandado pelos chefs Pía Léon e Virgilio Martinez.
Esse resultado é a coroação de um trabalho que vem sendo feito há duas décadas por todos os envolvidos na Gastronomia Peruana, um trabalho de pesquisa de insumos da rica biodiversidade do Peru, preparados com um mix de técnicas locais e universais.
O reflexo desse trabalho levou o país a conquistar o título de "Melhor Destino Gastronômico Mundial" nas oito últimas edições e o Peru tem quatro restaurantes na lista do 50 Best deste ano, merecendo destaque, também, o trabalho do nipo-peruano Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, que ocupa a sexta posição no ranking. A força dos peruanos na gastronomia era tão evidente que, em 2017, aqui em minha coluna escrevi: "Parabéns aos peruanos que ficaram com o quinto lugar (Central) e oitavo lugar (Maido)! Acho que o título pode vir brevemente para a nossa América do Sul."
Também merece destaque o resultado alcançado pelos restaurantes espanhóis, que revolucionaram a gastronomia do Velho Continente e que ocupam o segundo, terceiro e quarto lugar com os restaurantes Disfrutar, Diverxo e Asador Etxebarri.
Segue a lista dos 15 primeiros colocados:
Central - Lima
Disfrutar - Barcelona
Diverxo - Madrid
Asador Etxebarri - Atxondo
Alchemist - Copenhagen
Maido - Lima
Lido 84 - Gardone Riviera
Atomix - New York
Quintonil - Mexico City
Table by Bruno Verjus - Paris
Trèsind Studio - Dubai
A Casa do Porco - São Paulo
Pujol - Mexico City
Odette - Singapore
Le Du - Bangkok
A lista completa e os detalhes de cada restaurante você pode encontrar no site www.theworld50best.com
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.