Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
"Doramas" foram criados inicialmente pelos japoneses, inspirados nas séries norte-americanas. O nome surgiu da dificuldade fonética para se pronunciar dramas. Esses doramas japoneses alcançaram um relativo sucesso mundial, impulsionados pelos jovens aficcionados pelos animes.
Nos últimos anos, no entanto, os coreanos desenvolveram, de forma espetacular, a sua indústria do entretenimento, e hoje o mundo inteiro consome avidamente a música (K-pop), o cinema (conquistaram o Oscar de melhor filme de 2020 com Parasita) e ultimamente os K-doramas, que tornaram-se um fenômeno nas redes de streaming como o Netflix. E como muitos desses K-doramas mostram o cotidiano dos coreanos, criou-se um grande interesse pela cozinha coreana. Afinal o que são os pratos que aparecem nos K-doramas?
Vou apresentar aqui, alguns desses pratos, muitos dos quais fazem parte de minhas aulas de Gastronomia Asiática e hoje fazem parte do meu cotidiano, pois o sabor é fantástico.
1. Kimchi
Essa acelga fermentada é o prato mais consumido na Coreia e é a sua base alimentar. A acelga é salgada e desidratada e, posteriormente, é temperada com pimenta fermentada Goshujang, alho, gengibre, açúcar, hondashi e cebolinha.
2. Bulgogui
O filé-mignon é fatiado e, posteriormente, marinado em um molho que é composto de shoyu, alho, gengibre, pimenta dedo-de-moca, açúcar, óleo de gergelim e gergelim. Depois de marinado, o filé é assado em grelhas convexas sobre braseiro de carvão.
3. Bibimbap
A tradução seria arroz misturado. Sobre uma camada de arroz são colocados os vegetais e carne salteados anteriormente. Para completar, um ovo frito com a gema mole e um molho feito com a pasta de pimenta Goshujang. O prato chega à mesa montado e aquecido e o comensal mistura tudo para se servir.
4. Kimbap
É conhecido como o "sushi coreano". É feito com uma folha de alga marinha, uma camada fina de arroz temperado, legumes e carne.
5. Tteokbokki
Surgiu como uma comida de rua; é um bolinho de arroz glutinoso, que tem um formato semelhante ao nhoque, e é servido com um molho agridoce/picante.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.