Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
O ato de contar histórias durante a refeição deve ter surgido nos primórdios da humanidade, em torno do fogo, quando os nossos antepassados contavam as suas peripécias para abater a caça que estava sendo devorada. Assim, o ser humano passou a ser um colecionador de histórias temperadas com uma porção de fantasia, mas sempre com uma dose de realidade.
Hoje, a gastronomia tem a história como um de seus pilares. E foram os encontros para contar histórias e degustar os seus sabores que nos impulsionaram a criar o projeto Ceará à Mesa, que culminou com o lançamento do livro em 2023. Entre tantas histórias cearenses, vou compartilhar com vocês o clássico Capote na Lata:
Os antigos vaqueiros cearenses precisavam preparar o alimento para as longas jornadas pelo sertão e uma das alternativas foi preparar o capote, ave semi-selvagem, trazida da África nas viagens de retorno das caravelas, bem adaptada ao clima do sertão semi-árido.
A ave era cozida lentamente para amaciar a sua textura dura e era finalizada fritando-a, juntamente com a farinha, para se obter uma refeição completa. Para completar a criação, faltava definir a embalagem para suportar as longas viagens e eles encontraram a solução ideal: latas usadas vazias, culminando no desenvolvimento do Capote na Lata. A refeição ficou tão impregnada na cultura alimentar, que as gerações subsequentes se alimentavam do Capote na Lata em suas viagens, inclusive de ônibus.
Capote na Lata
Ingredientes:
1 capote;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
4 colheres de sopa de óleo vegetal;
1 colher de chá de colorífico;
2 cebolas picadas;
4 dentes de alho picados;
3 pimentas-de-cheiro picadas;
1 pimentão verde picado;
2 tomates maduros picados;
500ml de água fervente;
1 maço de coentro;
300 gr de farinha de mandioca;
2 colheres de manteiga da terra;
100 gr de bacon picado.
Modo de fazer:
Corte as coxas, as sobrecoxas e as asas nas juntas;
Corte o peito em 4 pedaços;
Corte o dorso em 2 pedaços;
Aproveite os miúdos;
Tempere os pedaços de capote com sal e pimenta-do-reino;
Reserve na geladeira por
30 minutos;
Aqueça uma panela, coloque 2 colheres de óleo e sele os pedaços de capote, aos poucos;
Reserve os pedaços selados em uma travessa;
Na mesma panela, use a preciosa raspa que fica no fundo para refogar a cebola,
acrescentando depois as pimentas-de-cheiro, o pimentão, o alho e o tomate;
Depois que os vegetais estiverem refogados, deposite os pedaços de capote selados,
adicionando o colorífico e a
água fervente;
Cozinhe por uma hora e verifique a maciez do capote;
Se for necessário, acrescente mais um pouco de água fervente e deixe cozinhar mais um pouco;
Separe os miúdos e os pedaços menos nobres, picando-os para fazer a base da farofa;
Em uma outra panela, aqueça
2 colheres de óleo e refogue
o bacon;
Frite rapidamente os pedaços de capote cozidos;
Acrescente a farinha de mandioca, juntando os
pedaços picados;
Finalize corrigindo, se necessário, o sal e a pimenta-do-reino, e acrescentando o coentro;
Modo de fazer:
Corte as coxas, as sobrecoxas e as asas nas juntas;
Corte o peito em 4 pedaços;
Corte o dorso em 2 pedaços;
Aproveite os miúdos;
Tempere os pedaços de capote com sal e pimenta-do-reino;
Reserve na geladeira por 30 minutos;
Aqueça uma panela, coloque 2 colheres de óleo e sele os pedaços de capote, aos poucos;
Reserve os pedaços selados em uma travessa;
Na mesma panela, use a preciosa raspa que fica no fundo para refogar a cebola, acrescentando depois as pimentas-de-cheiro, o pimentão, o alho e o tomate;
Depois que os vegetais estiverem refogados, deposite os pedaços de capote selados, adicionando o colorífico e a água fervente;
Cozinhe por uma hora e verifique a maciez do capote;
Se for necessário, acrescente mais um pouco de água fervente e deixe cozinhar mais um pouco;
Separe os miúdos e os pedaços menos nobres, picando-os para fazer a base da farofa;
Em uma outra panela, aqueça 2 colheres de óleo e refogue o bacon;
Frite rapidamente os pedaços de capote cozidos;
Acrescente a farinha de mandioca, juntando os pedaços picados;
Finalize corrigindo, se necessário, o sal e a pimenta-do-reino, e acrescentando o coentro;
Gastronomia e viagem em uma só análise. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.