Logo O POVO+
Rolinho primavera sempre cai bem
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Rolinho primavera sempre cai bem

Rolinho Primavera (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Rolinho Primavera

Apesar de ser conhecido aqui no Brasil como Harumaki ("Rolinho Primavera" em japonês), esse popular "salgadinho" originou-se na China, para comemorar o Ano Novo Chinês, que tradicionalmente é conhecido como Festa da Primavera.

O Harumaki ou Spring Roll (nome internacional) é um crepe de massa finíssima, que originalmente era feita de arroz e hoje também é feita de farinha de trigo. O recheio é muito versátil, você pode fazer de acordo com o seu gosto, e depois de recheado é só fritar em óleo abundante e servir com algum molho de sabor marcante.

No Vietnam há um Spring Roll feito com uma massa muito delicada chamada de papel de arroz, que normalmente é servido cru (uma espécie de salada envolta na delicadíssima massa de arroz que é hidratada na água fria).

A massa pode ser feita com farinha de trigo, água e sal. Mas a grande dificuldade técnica está na finíssima espessura que tem de ser obtida. Para isso a massa tem que ser pincelada na chapa ou frigideira. O procedimento se repete mesmo nos restaurantes que compram a massa pronta, já disponível no mercado cearense.

Então vou passar adiante, algumas opções de recheios e o clássico molho agridoce:

Recheio Carne - Fazer um refogado de carne moída (ou filé em tiras) com repolho e cenoura cortados em julienne (tiras em tiras finas), e temperar suavemente com gengibre, molho de soja e óleo de gergelim.

Recheio Vegetariano - Fazer um refogado com os legumes de sua preferência, cortados em julienne, e temperados suavemente com gengibre, molho de soja e óleo de gergelim.

Recheio Camarão - Saltear os camarões pequenos com alho e cebola, temperando com sal e pimenta, e juntar catupiry para rechear.

Recheio Queijo - Ralar o queijo mussarela e temperar com orégano.

Molho Agridoce Básico - Levar ao fogo ½ xícara de água, ½ xícara de vinagre branco, ½ xícara de catchup e 3 colheres de sopa de açúcar. Quando ferver acrescentar 1 colher de sopa de amido de milho diluída em ½ xícara de água.

Para montar os rolinhos, colocar o recheio em uma das extremidades da massa e enrolar como se fosse um crepe. Dobrar as laterais e "colar" com uma mistura de farinha de trigo e água. Para quem não quer se aventurar a fazer, na Japa da Ostra e na Peixaria Miray eles vendem pronto e com entrega em casa. 

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?