Logo O POVO+
PT reafirma: quer Luizianne no páreo de Fortaleza
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT reafirma: quer Luizianne no páreo de Fortaleza

Se depender da cúpula nacional do PT, a deputada federal Luizianne Lins já está aclamada como candidata do partido à Prefeitura de Fortaleza. Há meses, Gleisi Hoffmann, presidente, havia apostado nessa tese que, no cenário atual dentro da legenda, levou a ex-prefeita a ficar só nesse páreo, pois o presidente municipal, vereador Guilherme Sampaio, decidiu postular reeleição. No fim de semana, em live com Guilherme, o secretário nacional petista, o deputado federal Paulo Teixeira (SP), defendeu Luizianne, hoje, entre aqueles que enfrentam e questionam o governo de Bolsonaro. "Espero que Luizianne seja a candidata à Prefeitura e que Guilherme seja reeleito", reiterou Teixeira. Falta agora essa turma combinar com o governador Camilo Santana que, liberando Élcio Batista (ex-Casa Civil) e Nelson Martins (ex-Relações Institucionais), deixou claro que já entrou de vez no jogo sucessório. Novos atos? É só baixar a poeira da pandemia.   

Vice do PDT

Ao sacar Nelson Martins das Relações Institucionais, Camilo Santana agradou a alas do PT como a de José Guimarães. Nelson é petista light e de bom trânsito dentro e fora do partido. Seria resposta do Abolição à rebeldia de Luizianne Lins contra um acordo PDT-PT?

Efeito Covid-19

Até 14 de junho, prazos dos processos do TCE - físicos e eletrônicos, inclusive em casos de prescrição, estão suspensos. É o que diz portaria assinada pelo presidente do órgão, Valdomiro Júnior. Exceção só para os prazos estabelecidos em sede de cautelar.

Roda do humor

O prefeito Roberto Cláudio vai participar quarta-feira, às 21 horas, de live com humoristas cearenses. Além de abordar a Covid-19, ele falará sobre ações da gestão e, claro, terá que responder perguntinhas bem capciosas dessa turma indiscreta.

Emergindo

No processo de escolha de pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza, quem voltou a ganhar fôlego nessa história foi o deputado estadual Salmito. Transita bem na área social, entre empresários e adota discurso anti-Bolsonaro. Nisso, o senador Cid Gomes adora.

Tela quente

Jornalista Firmino Holanda, crítico de cinema, cineasta e também professor da Casa Amarela, está concluindo dois livros: um sobre os 30 anos do Cine Ceará e outro sobre os 50 anos da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Quer lançá-los logo que a pandemia passar.

30

por cento foi o aumento dos pedidos de falência no País registrados em maio, na comparação com abril. Dados, coletados nesta pandemia, são da consultoria Boa Vista.

Lá vem taxa!

Clientela torce para que Camilo Santana desista de ressuscitar pós-pandemia a taxa de contingência da conta da Cagece. O problema é que a quadra chuvosa foi até boa, mas o Castanhão, que atende Fortaleza e RMF, só recuperou 16% de sua capacidade.

Zerado

O Ceará registra índice zero, em matéria de desmatamento, no pouco que lhe resta de Mata Atlântica. O desflorestamento, segundo o Instituto Mata Atlântico e o Inpe, no período de 2018 a 2019, representou menos de três hectares. Ou seja, zero. A Sema comemora.

Justiça virtual 

Pela primeira vez na Justiça do Trabalho do Ceará, haverá sessão de julgamento judicial por videoconferência. Será amanhã, às 10 horas, pelo canal do Youtube do TRT-CE. Isso ocorre em razão da pandemia da Covid-19.

Justiça virtual 2

Em pauta, cinco processos. Dois deles envolvem a Uber e 99, que recorreram da decisão da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza que determinou: essas plataformas devem conceder remuneração mínima aos seus motoristas durante a pandemia, além de EPIs. 

Povo americano,

que se rebela contra o racismo e aproveita para enfraquecer o discurso conservador e truculento do presidente Donald Trump. 

Patentes

da reserva das Forças Armadas que ficam, nas redes sociais, apregoando intervenção militar. Democracia acima de todos.

Cláudio Freire, ex-diretor de Administração do BNB, dali saiu em alta. Valorizou o setor de Relações Humanas da Instituição. /// Governador Camilo Santana será sabatinado hoje, a partir das 22h, no Roda Viva, da TV Cultura. Eis o petista se projetando no cenário nacional. /// Tem novo chefe a Área de Comunicação do Dnocs. Assumiu Haroldo Abreu (Prazer!). /// Com a reabertura do comércio hoje, nada de corrida aos shoppings, por favor! /// Só lembrando: "Manipular dados oficiais é coisa de governo totalitário."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?