Logo O POVO+
Estado reage à Covid-19 entre facções e morte de PMs
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Estado reage à Covid-19 entre facções e morte de PMs

Tipo Opinião
De Assis Diniz, deverá liderar bloco (Foto: Tatiana Fortes, em 13/6/2019)
Foto: Tatiana Fortes, em 13/6/2019 De Assis Diniz, deverá liderar bloco

Dois policiais militares foram assassinados, nas últimas 48 horas, em Fortaleza. Ao todo, cinco registros desse tipo de fato nos últimos 53 dias. Há quem especule ser esse tipo de situação consequência do recrudescimento de facções criminosas, no momento em que o Estado dedica toda sua atenção para outro inimigo: a pandemia da Covid-19. Seria suposição apontar logo esses crimes tendo como autores as facções, mas há coincidências. A morte de PMs que, a princípio, ocorre em meio a latrocínio ou troca de tiros com assaltantes, se dá justamente quando essas facções voltaram a tocar o terror nas comunidades onde o Estado continua a menos. E coincide mais ainda pós-crise envolvendo PMs amotinados misturada a clima de ano eleitoral. Claro que esse cenário deve estar sendo alvo de apuração por parte do Serviço de Inteligência da SSPDS. O que a sociedade espera é que o aparelho de segurança esteja muito atento. E sem direito a home office.

Revisão

O prefeito Roberto Cláudio quer uma revisão do Código Tributário do Município. Com isso, a Secretaria de Finanças baixou e publicou portaria criando uma comissão especial que tratará do assunto, com prazo de finalização previsto para 31 de agosto.

Bonde do Padim

Obras de instalação do teleférico do horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, não pararam durante a pandemia. O equipamento, com capacidade para mil passageiros por hora,deve ficar pronto no segundo semestre, reforçando o turismo religioso do Cariri.

Olho no futuro

A Faculdade CDL está com a campanha "Reinvente-se! Siga em frente com os seus sonhos". Quer incentivar alunos e profissionais a pensarem num futuro profissional de sucesso em meio a esse "novo normal" provocado pela pandemia da Covid-19.

É de casa

"O governador Camilo Santana é o líder maior do nosso partido. A sucessão em Fortaleza terá que passar por ele." a declaração é do ex-presidente regional do PT, Francisco De Assis Diniz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado.

Novos tempos

A UFC passará por completa reestruturação em sua área de comunicação. O reitor Cândido Albuquerque já prepara mudanças na gestão. Que ela não fique só no marketing.

Efeito Covid-19

A Fraport, que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins, sente o baque econômico não só da redução drástica de voos, mas, tambem, da Praça de Alimentação. Alguns lojistas já avisaram ter muitas dificuldades para retomar as atividades normais.

Sem dispensas

Eduardo Girão (Pode) faz articulação virtual junto aos colegas de Senado. Pela aprovação de projeto que dobra pena dos crimes de corrupção administrativa nessa pandemia. Saindo de 2 a 12 anos e entra de 4 a 24 anos de prisão, com graduação de multa pelo crime.

Sem desgosto

Nada do comércio de Fortaleza ficar reclamando da pandemia da Covid-19. A CDL vai promover o "Centro Premiado", campanha com o cartão de crédito do Itaú que sorteará caminhões de prêmios, moto e outros produtos. Tudo para aquecer vendas em agosto.

Sem rojão

Padarias criaram uma série de produtos juninos e reforçaram o delivery com o objetivo de recuperar algum faturamento. O segmento, que não fechou pois serviço essencial, reclama que a clientela caiu durante a pandemia. Mas, neste mês, já recuperou 20% do movimento.

Pois tá!

Do presidente estadual do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, sobre o governo federal; "Bolsonaro se vendeu para o que há de pior na política brasileira." Referiu-se ao Centrão, um ajuntamento de partido político - alguns mudaram de nome, que ajudou a reeleger FHC.

SOBE - Solidariedade crescente às famílias dos que perderam seus entes por causa da pandemia da Covid-19.

DESCE - Seguidores de Bolsonaro que tentaram invadir hospitais de campanha para conferir ocupação de leitos. Aético, absurdo!

HORIZONTAIS - Totonho Laprovítera, arquiteto urbanista e poeta, responde pelo painel cenográfico do São João Nordeste, da Globo, que vai ao ar sábado próximo. "Fiz o desenho exclusivamente para o evento e estou mais feliz do que não sei nem o quê!", diz. /// A partir de hoje, o TCE retoma atividades com rotina mista: presencial e teletrabalho. Expediente restrito ao horário das 9 às 15h, até 31 de agosto. /// Uninassau entrega, às 9h de amanhã, 200 kits de higiene pessoal para pessoas em situação de rua acolhidas pelo Centro Pop, da Prefeitura de Fortaleza. /// Só lembrando: "Ai, que saudade das noites de São João…"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?