Logo O POVO+
Mafioso preso em Fortaleza não estaria se escondendo, mas a negócios
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Mafioso preso em Fortaleza não estaria se escondendo, mas a negócios

A polícia europeia aponta James White como o homem que articulou a vinda ao Brasil dos irmãos mafiosos escoceses James e Barry Gillespie para tráfico de cocaína e armas
Tipo Notícia
 (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO

Há pelo menos dois anos o grupo mafioso escocês Gillespie, comandado pelo irmãos James e Barry Gillespie, opera no Brasil por meio de tráfico de cocaína e tráfico de armas. Segundo a Europol, a polícia europeia, os irmãos mafiosos teriam chegado ao Brasil por meio do britânico James White, 42, preso nesta sexta-feira (19) pela Polícia Federal, em Fortaleza, em apartamento de luxo no bairro Meireles.

O britânico, de acordo ainda com as investigações, conseguiu reuniões dos irmãos com "associados" no Brasil. Ele também teria ligações com criminosos de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias. Por informações de White, o governo inglês oferecia recompensa de cerca de R$ 40 mil.

James é o primeiro a ser preso de uma lista de cinco procurados pela Interpol. Além dele e dos irmãos escoceses, ainda constam Jordan Owen (atirador) e Christopher Hughes, esse último estava na companhia do mafioso e modelo Martin Kok, conhecido como The Stutterer, quando foi morto em dezembro de 2016. Dono de uma agência de acompanhantes, a Butterfly Escort, Kok teve o caixão levado por modelos femininas.

Com a prisão de James White, as polícias de 48 países acreditam que poderão chegar aos irmãos Gillespie, que, segundo a Scotland Yard, a polícia britânica, poderiam estar residindo no Brasil.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?