Logo O POVO+
MEC derruba portaria de Weintraub que acabava com cotas na pós-graduação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

MEC derruba portaria de Weintraub que acabava com cotas na pós-graduação

Foi o último ato realizado do ex-ministro, antes dele deixar o MEC e seguir para os Estados Unidos
Tipo Notícia
Weintraub quer ser diretor no Banco Mundial (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Weintraub quer ser diretor no Banco Mundial

Caiu a portaria assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub que acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. A revogação foi publicada pelo Ministério da Educação no início da madrugada desta terça-feira (23), no Diário Oficial da União. Foi assinada, segundo o Portal G1, pelo ministro interino da pasta, Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

Foi o último ato realizado por Weintraub, antes dele deixar o MEC e seguir para os Estados Unidos sob críticas de vários segmentos da sociedade como o Congresso e da Associação Nacional de Pós-graduação (ANPG). Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (SFT), deu prazo de 48 horas para que a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestar sobre a ação.

Abraham Weintraub encontra-se nos EUA para assumir um cargo de diretor no Banco Mundial. Sua exoneração só saiu após ele desembarcar no território norte-americano.

Nessa segunda-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ao Ministério das Relações Exteriores que apure como se deu a ida de Weintraub para os EUA. Ministros têm direito a um visto especial. Como ao desembarcar em Miami Weintraub ainda não havia sido exonerado, ele pode ter se valido desse visto para entrar.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?