Logo O POVO+
PIB cearense sente baque da pandemia da Covid-19
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PIB cearense sente baque da pandemia da Covid-19

Tipo Opinião
Produção industrial no Ceará  (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Foto: Júlio Caesar/O POVO Produção industrial no Ceará

O PIB do Ceará registrado no primeiro trimestre deste ano deverá vir com queda um pouco superior ao PIB que Brasil registrou em igual período deste ano. Ambos, na comparação com o primeiro trimestre de 2019. O resultado, no entanto, será divulgado hoje, às 14h30min, numa live que o presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mario de França, fará na página do Facebook do órgão, quando dará maiores detalhes acerca do estudo. Uma certeza: o PIB cearense do período oscilará entre - 0,3% e - 0,5%. Na mesma ocasião, João Mário apresentará a projeção do PIB para o ano. Segundo ele, virá com queda, mas inferior ao que o Brasil projeta registrar no exercício. "A gente vinha no fim de 2019 crescendo mais que o País. A crise, por conta da pandemia da Covid-19, tudo indica, pesou, mas impactará mais o Brasil do que o Ceará", diz ele, observando que, apesar de queda, o setor agropecuário virá com "peso importante", o que aponta para certo otimismo quanto à retomada da economia cearense.

Leia também |

Ceará tem mais de 170 mil pessoas demitidas em 5 meses

Coronavírus no Ceará: Camilo diz que retomada econômica pode recuar se números piorarem

 

Mundo digital

Para entender melhor o mercado de educação digital, mais especificamente dos cursos de curta duração e 100% digitais, O POVO lançou pesquisa. Quer identificar preferências por áreas, duração e recursos de maior interesse. Participe: bit.ly/pesquisaeducacaodigital

No páreo

O jovem Carmelo Neto, militante bolsonarista que deixou o cargo de conselheiro nacional da Juventude da Presidência da República, acaba de se filiar ao Republicanos. E avisa: vai disputar cadeira de vereador por Fortaleza.

Política & drogas

Rachel Marques, ex-deputada estadual e mulher do prefeito Ilário Marques, de Quixadá, assumiu o cargo de secretária-executiva de Políticas de Drogas da Secretaria da Promoção Social do Estado. Incrível como essa área só serve para acomodar políticos.

Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Linha emergencial

O senador Tasso Jereissati tem demonstrado preocupação com a situação dos médios e pequenos empresários, diante da falta de crédito "na ponta". Ele tem conversado com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Cobrou dele uma ação de socorro.

Flerte eleitoral

Casemiro Neto, único vereador do MDB em Fortaleza, diz que a base do partido na Capital quer mesmo candidatura própria. Mas ele afirma que se vier, por exemplo, uma união com o PT da deputada federal Luizianne Lins, isso será muito bem-vindo.

3

óbitos causados pela dengue foram registrados, neste ano, em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Além da Covid-19, preocupação com Aedes aegypti.

Uruburetama

O Ministério Público Estadual abriu procedimento para saber a real situação de Uruburetama em termos de gestão. É que o prefeito Artur Vasconcelos, como informamos, está afastado, vítima da Covid-19, há mais de 45 dias e nada de passar o cargo.

Riacho Maceió

Saiu a empresa ganhadora da licitação das obras de mobilidade e requalificação do Parque do Riacho Maceió. Segundo divulgou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, venceu a Engibras Engenharia S.A. O valor da obra: R$ 20.646.373,34.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-3-2020: Fabiano Piúba, secretario da Cultura do Ceará(Foto: Mauri Melo/O POVO).
Foto: MAURI MELO/O POVO
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-3-2020: Fabiano Piúba, secretario da Cultura do Ceará(Foto: Mauri Melo/O POVO).

Costura...

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, receberá hoje, às 17 horas, uma comissão representativa dos secretários estaduais e municipais de Cultura. Na pauta, a regulamentação da Lei Aldir Blanc, que virá como ajuda emergencial para os artistas.

… na Cultura

O encontro saiu após o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, pedir a mediação do deputado federal Domingos Neto (PSD). A Lei Aldir Blanc foi sancionada nestta segunda-feira, 29, pelo presidente Jair Bolsonaro, o que exigirá uma costura política bem elaborada.

Sobe

Marcas como Coca-Cola e Unilever, que boicotam redes sociais que estão servindo para apregoar o ódio e ainda ganham dinheiro com tal prática.

Desce

Atraso, de três anos na construção e inauguração do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Itapajé. Agora só em 2021.

Horizontais

A pracinha da Igreja Redonda (Parquelândia), informa o Paço Municipal, ganhou limpeza geral no último dia 22. /// Semáforo do cruzamento da Avenida Barão de Studart com Dom Expedito está encoberto por galhos de árvore. /// Auditores fiscais federais agropecuários comemoram hoje 20 anos da criação da categoria, que fiscaliza o que o País comercializa de produtos de origem animal. /// O Inesp, órgão de pesquisa da Assembleia Legislativa, faz live hoje, às 19h, e entrega ao titular da Sema, Artur Bruno, o Mérito Cultural Literário. /// Só lembrando: "E aí, já acertou contas com o Leão do Imposto de Renda?" 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?