Logo O POVO+
A Expresso 150 e a OAB-CE
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A Expresso 150 e a OAB-CE

Tipo Opinião

O Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará, julgou todos os processos de advogados denunciados no âmbito da operação Expresso 150. É o garante Josué Lima, presidente do Tribunal de Ética, em resposta às indagações da coluna. A Expresso 150 é como ficou conhecida a investigação sobre o escândalo da suposta venda de liminares no Tribunal de Justiça do Estado. Em nota, Josué diz: "Todos os processos da Expresso 150 foram julgados no Tribunal de Ética. A minoria absolvidos; a maioria condenados - alguns com trânsito em julgado, não cabendo mais recurso". Sem dar números, complementou, que há outros processos em grau de recurso, em grande parte junto ao Conselho Seccional. Há outros também com recursos ao Conselho Federal, em Brasília. Que bom que esse absurdo continua na ordem do dia da OAB. Um caso como esse precisa, de fato, ter punições e ser exemplar a fim de que se iniba tal procedimento que é criminoso e atenta contra a cidadania.

Leia também | Expresso 150: Advogados punidos

Lugar ao sol

A vaga aberta com a morte do desembargador Jucid Peixoto do Amaral será preenchida pelo critério do merecimento. Com isso, estão no páreo 50 juízes. Jucid atuava na 3ª Câmara de Direito Privado e era integrante do Órgão Especial.

Apóstolos

O Partido Novo só vai lançar 16 nomes na disputa por vaga na Câmara Municipal de Fortaleza. Foi este o número que resultou de peneirada que a sigla realizou, informa o presidente estadual, Célio Fernando. "São nomes de qualidade!", diz ele.

PM no STF

Logo que cesse a pandemia da Covid-19, o STF, por meio do ministro Alexandre de Moraes, deve retomar debate sobre a criação de organismo nacional que seja mediador em conflitos envolvendo a PM. A discussão surgiu a partir de episódio do Ceará.

Deputado Vicentinho
Foto: JANINE MORAES
Deputado Vicentinho

Precarizações

O deputado federal e sindicalista Vicentinho (PT) e o ex-deputado petista Eudes Xavier farão live nesta quinta-feira, às 18 horas, sobre o tema "Mundo do trabalho". No Facebook de Xavier, com críticas à precarização de relações nestes tempos da Covid-19.

Pelo bolso!

Será votada nesta semana, na Assembleia Legislativa, a Bolsa Catadores, apoio do governo estadual - 25% do salário mínimo, para essa categoria. Já o projeto do Refis do prefeito Roberto Cláudio entra na pauta da Câmara Municipal, também nesta semana.

75

por cento do PIB do Ceará responde hoje o comércio de bens, serviços e turismo. Por ter esse peso econômico, ganhou a campanha "Compre do Ceará". E aí, vai ajudar?

Sobral education

O III Inesp Ciência acontece hoje, às 19 horas, via live (@joaomilton_inesp_oficial). O Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará, da Assembleia, convidou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. Com destaque para o modelo de ensino.

Pandemia

Completou nove meses a tragédia do Edifício Andreia, no bairro Aldeota. O desabamento causou a morte de nove pessoas e sete feridos. Houve promessa de se construir no local um grupamento dos bombeiros e nada. Deve ser bem culpa da pandemia da Covid-19.

Seleção

A superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) inscreve, até 3 de agosto, para seleção de diretor dos Centros Socioeducativos. Em oferta, uma vaga e mais cinco para cadastro de reserva. No site do órgão a inscrição e demais informações.

Rota eleitoral

Alexandre Pereira, presidente do Cidadania/CE, não só assumiu a condição de pré-candidato a prefeito de Fortaleza como marcou live, na semana que vem, com o prefeito Roberto Cláudio e o dirigente nacional da sigla, Roberto Freire.

Sobe

Sebrae/CE que, neste tempo de pandemia e retomada da atividade econômica, cumpre bem sua missão de apoiar pequenos negócios.

Desce

Polícia Militar que, quando chamada a acabar festa em condomínio de luxo ou em bairro chique, dificilmente aparece. Mas quando é na periferia...

Horizontais

Hoje o projeto Vamos Agir, da Fundação Demócrito Rocha, recebe, às 14h35min, nas rádios O POVO/CBN e CBN Cariri, a superintendente do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria. /// O Sindigrafica-CE realiza hoje, às 13h, em suas redes sociais, a palestra "Diferencial competitivo dos campeões de vendas na Indústria Gráfica". Com Marcos Biaggio, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. /// A Prefeitura prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo até dia 31 de agosto. Com foco, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. /// Só lembrando: "Fechar pediatria do HGF não pode ser brincadeira de criança, Dr. Cabeto!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?