Logo O POVO+
Parque Ecológico do Passaré ganhará urbanização
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Parque Ecológico do Passaré ganhará urbanização

Tipo Opinião
Novo inventário arbóreo de Fortaleza. Horto Florestal de Fortaleza é parte do Parque Ecológico do Passaré
Foto: Mauri Melo, em 20/12/2011 (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Novo inventário arbóreo de Fortaleza. Horto Florestal de Fortaleza é parte do Parque Ecológico do Passaré Foto: Mauri Melo, em 20/12/2011

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai assinar, às 9h30min desta quinta-feira, a ordem de serviço para o início das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré (Bioparque Passaré). O investimento é da ordem de R$ 9 milhões e os trabalhos vão durar 10 meses. Com uma ampla área de preservação de aproximadamente 291 mil metros quadrados, o parque possui espécies diversas de vegetação e árvores nativas. O local abriga a lagoa do Passaré, o Zoológico Municipal Sargento Prata, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e a sede da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). A execução das obras fica com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que ainda fará a urbanização em torno da lagoa, com a construção de calçadão para caminhada, equipamentos esportivos e de lazer, como academias e campo de futebol, além de nova iluminação, mobiliários urbanos e paisagismo. Será construído, ainda, um píer em madeira, com guarda-corpo e degraus para dar acesso aos pedalinhos que serão oferecidos para passeios na Lagoa do Passaré. Ainda estacionamentos com vagas para 200 veículos.

Leia também | Complexo Ecológico do Passaré em manutenção

Sabiaguaba

Por falar nessa intervenção importante e em favor da natureza, que tal a Seuma reforçar a guarda no Parque Municipal da Sabiaguaba? Essa área verde deve e precisa ser consolidada de vez antes que o prefeito Roberto CLáudio encerre seu mandato.

Plano de gestão

Capitão Wagner, pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Pros, apresentará amanhã, às 9 horas, uma prévia do seu plano de governo. Virtualmente, para filiados. No ato lançará a plataforma para colher sugestões e propostas para o pré-candidato.

Ventos uivantes

Empresários da Câmara Setorial de Energias Renováveis cobram setor específico na Semace para acelerar licenciamento ambiental de empreendimentos que se acumulam há meses. Na prática, querem instalar usinas eólicas sem perder leilões de energia.

Farol do Mucuripe em Fortaleza, ponto histórico da capital do Ceará
Foto: Mateus Dantas , em 06/04/2016
Farol do Mucuripe em Fortaleza, ponto histórico da capital do Ceará

Pelo Farol

Hoje, às 12 horas, haverá um abraço virtual no Farol do Mucuripe. A iniciativa é da Associação dos Profissionais Geógrafos do Ceará, que transmitirá o ato em suas redes sociais. É cobrar a restauração desse cartão postal de Fortaleza.

Acabou mesmo?!

Em suas redes sociais, o médico Edmar Fernandes, ex-presidente do Sindicato dos Médicos, divulga vídeo comemorando abertura de setores como academias e relembrando que "o surto da Covid-19 em Fortaleza acabou". É pré-candidato a vereador pelo Pros.

40

por cento dos professores da Secretaria da Educação do Estado são temporários, o que é motivo de apuração do MPCE e cobrança por convocação de concursados de 2018.

Pandemia

Cândida Torres de Melo pediu para deixar a secretaria da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) porque avaliou que, não acompanhando presencialmente os casos, poderia haver prejuízo no andamento de processos. Ela tem 71 anos e é, portanto, do grupo de risco.

Começar de novo

Francisco Caminha, auditor da Caixa que ingressou no PSDB com a missão de formar a chapa de vereadores da legenda, anuncia: também disputará vaga da Câmara Municipal de onde saiu, no passado, para ganhar mandato de deputado estadual.

Voltando a brotar

Sumido da política há muito tempo, eis que Professor Pinheiro, ex-vice-governador, vai dar o ar de sua graça amanhã, em live, ás 18 horas. No Facebook de Eudes Xavier, pré-candidato a vereador pelo PT, discutirá "O papel do Estado brasileiro na Educação".

Meia dúzia

O PCdoB está com 20 pré-candidatos a prefeito, com destaque para Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte. Segundo o presidente regional do partido, Luís Carlos Paes, até as convenções, a sigla deve ficar com 15 nomes. "Nossa meta é eleger seis prefeitos", diz.

Sobe

Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que agora convoca brigadistas para combater queimadas. Respaldada por decreto de emergência ambiental.

Leia também | Ceará é o quarto estado do Nordeste com maior registro de incêndios em 2019, aponta Inpe

Desce

Temporada de queimadas no Interior cearense, velha prática que precisa ser coibida em nome da preservação das nossas florestas.

Horizontais

O II Festival de Música da Assembleia Legislativa terá eliminatórias amanhã, sexta-feira e 1º de agosto, a partir das 19h30min, virtualmente, São R$ 52 mil em prêmios e gravação de CD. /// Fica a saudade de Renato Barros (Renato e seus Blue Caps), mais uma vítima da Covid-19. Era um camarada legal que conhecemos através do radialista Alexandre Maia. /// A Praia de Iracema ganhará, em breve, uma filial da sorveteria San Paolo. /// Só lembrando: "Há 23 anos ocorria no Ceará a primeira greve da Polícia Militar (Era Tasso Jereissati)."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?