Logo O POVO+
Covid-19 - Governo Bolsonaro é o penúltimo no ranking da transparência
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Covid-19 - Governo Bolsonaro é o penúltimo no ranking da transparência

O levantamento inédito é da ONG Transparência Internacional
Tipo Notícia
A vacinação no Brasil começou, mas o ritmo lento impedia qualquer vislumbre de cenário mais positivo no curto prazo. Ao mesmo tempo, a pandemia não parava de fazer vítimas. O presidente da República, porém, permanecia com o discurso negacionista, minimizando o problema e recorrendo às soluções sem comprovação científica de tratamento, defendendo publicamente o que chama de "kit Covid". (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP A vacinação no Brasil começou, mas o ritmo lento impedia qualquer vislumbre de cenário mais positivo no curto prazo. Ao mesmo tempo, a pandemia não parava de fazer vítimas. O presidente da República, porém, permanecia com o discurso negacionista, minimizando o problema e recorrendo às soluções sem comprovação científica de tratamento, defendendo publicamente o que chama de "kit Covid".

Saiu, nesta sexta-feira, o ranking inédito da ONG Transparência Internacional sobre gastos e contratações emergenciais realizados neste clima de combate à pandemia da Covid-19. O governo de Jair Bolsonaro é o segundo menos transparente. Segundo a ONG, o motivo do mau desempenho é a falta de detalhamento das contratações emergenciais e o fato de os dados estarem espalhados por vários portais diferentes.

O levantamento, que está em sua terceira edição, inclui todos os governos estaduais e as prefeituras das capitais. Nesse estudo, o governo registrou 49,3 pontos de 100 possíveis. A nota é considerada regular. Só ficou acima de Roraima, com 40,51 pontos. 

A Transparência Internacional avaliou que o principal portal de informações sobre coronavírus do governo federal mostra poucos detalhes sobre as contratações e não tem os dados em formato aberto, o que é considerado importante para a transparência porque permite o cruzamento com outras informações. Segundo ainda o estudo, portais de alguns órgãos federais seguem os padrões recomendados, mas só têm informações sobre suas respectivas contratações e não do governo como um todo.

(Com Portal G1)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?