Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Opinião

Camilo e Eunício tratam sobre eleições de Fortaleza

Eunício Oliveira e Camilo Santana
Eunício Oliveira e Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) recebeu, no fim de semana, para uma boa conversa sobre o cenário político-eleitoral, o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira. Nesse encontro, ambos avaliaram as chances de parcerias entre o PT, aliados e o MDB em várias cidades do Interior, mas concordaram num ponto: em Fortaleza, essa união não deve ocorrer, embora Camilo diga que vai tentar até o último minuto. Eunício finca o pé na tese de que seu partido disputará com candidatura própria até como forma de ajudar a conquistar vagas na Câmara Municipal. A sigla só conta com um vereador, que é Casemiro Neto. Outro dado: o emedebista não quer papo com os Ferreira Gomes nem com o prefeito Roberto Cláudio. Eunício, no entanto, deixou claro que deve fechar boas alianças com Camilo no Interior. Aposta na tese de que tem tudo para disputar, em 2022, o Senado, certo de que Camilo, pelo que se desenha do cenário nacional, pode disputar a presidência ou, no mínimo, sair candidato a vice-presidente.

Os sem votos

Há emedebistas avaliando: grupo da esquerda contrário a uma aproximação da pré-candidata Luizianne Lins com o ex-senador Eunício Oliveira seria movimento de uma minoria sem voto. Mas o MDB, avisa Eunício, deve mesmo ter candidatura própria ao Paço.

Ser ou não ser

Capitão Wagner, pré-candidato do Pros a prefeito de Fortaleza, já avisou: se ganhar a Prefeitura, convidará Geraldo Luciano para sua equipe. Geraldo estava, até bem pouco tempo, como pré-candidato do Novo ao Paço Municipal.

Licença

A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) já está como pré-candidata à Prefeitura de Tauá. Ela já administrou esse município em três gestões. Falta só definir se pedirá ou não licença para mergulhar de vez na campanha.

Senador Tasso Jereissati
Foto: DIVULGAÇÃO
Senador Tasso Jereissati

Renda Básica

Após relatar o Marco Legal do Saneamento no Congresso, o senador Tasso Jereissati concentra discussões agora sobre o projeto Renda Básica. Já integra a Frente Parlamentar Mista da Renda Básica na condução de coordenador do tema Desenvolvimento Econômico.

Antenada

Ombudsman do O POVO, Daniela Nogueira, conversa nesta terça com os estudantes do Curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, de Joinville (SC). Às 20h30, pelo link da rede social do curso @jornalismoielusc

80

mil hectares foram devastados pelas queimadas, no último fim de semana, no distrito de Alencar, em Iguatu. Foi o maior registro, até hoje, nessa região.

 

Leia também | Vídeos e fotos: incêndio de grandes proporções

 

Vigiai e orai

A Caminhada Com Maria que, neste ano, será virtual terá momento de oração pelas vítimas da Covid-19. O evento, em homenagem à padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, será aberto às 14 horas de sábado, com missa presidida por dom José Antônio.

Ex-juiz

Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, é o convidado do Lide Ceará. Na quinta-feira, às 12h30min, ele participa de live com o empresariado cearense, quando vai abordar "Cenário e Perspectiva da Agenda anticorrupção no Brasil".

Primos pobres

A Polícia Civil continua aguardando um aceno, por parte do governo estadual, para pleito dos mais antigos: um plano de cargos, carreiras e salários que corrija distorções salariais no âmbito da categoria onde delegado é bem remunerado e o baixo clero sofre nos plantões.

Casal 2020

A ex-primeira dama do município de Granja, Juliana Aldigueri, está em ritmo de pré-candidata à Prefeitura pelo PDT. Circula, inclusive, por vários pontos da cidade. Sempre ao lado do maridão, o deputado estadual Romeu Aldigueri.

Sobe

Ferroviário, que salvou o futebol cearense de vexame total na estreia do Brasileirão. O Tubarão meteu 2 a 0 no Botafogo (PB).

Desce

Ceará e Fortaleza, que decepcionaram na estreia da Série A. Vovô caiu para o Sport (3x2) e o Leão para o Athlético Paranaense (0x2).

Horizontais

O Centro de Turismo reivindica retorno do Banco 24 horas no local. Permissionários dizem estar prejudicados com ausência do serviço. /// Trinta e cinco milhões de animais são capturados e vendidos por ano, ilegalmente, no País. É o tráfico absurdo que continua pouco combatido. /// Bruno Girão (CEO Betânia Lácteos)) participa de live hoje, às 20h, pelas plataformas da Trends Ceará. Sobre "Sucesso das Empresas Familiares no Ceará". /// Só lembrando: "Bom dia solidário para tantas famílias que perderam seus parentes para a Covid-19."

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais