Logo O POVO+
Pacto pelo Saneamento Básico realiza seminários regionais virtuais por bacias hidrográficas
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pacto pelo Saneamento Básico realiza seminários regionais virtuais por bacias hidrográficas

Nos meses de setembro e outubro, nove seminários regionais ocorrerão de forma virtual
Tipo Notícia
 (Foto: )
Foto:

“O Pacto pelo Saneamento Básico ganha ainda mais relevância nesse período de escolha dos novos gestores municipais, porque eles poderão assumir compromissos relacionados ao saneamento básico para seus municípios”.

A torcida é do secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Ceará, Antônio Balhmann, que destaca que o pacto é um processo de formatação de estratégias e de definição de políticas para apoiar governos futuros para a solução do problema do saneamento básico.

Balhmann informa ainda que a próxima fase, após o processo de construção do “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará”, será a de constituição do Plano Estratégico de Saneamento Básico.

Nos meses de setembro e outubro, nove seminários regionais ocorrerão de forma virtual, através da plataforma Zoom. O lançamento será no próximo dia 18, a partir das 14h30min.

Os seminários regionais serão realizados por bacia hidrográfica, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados preliminares do “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará", assim como os desafios por eixos temáticos. Já foram definidos, em atividades anteriores do pacto, os seguintes eixos: Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário; Gestão de Resíduos Sólidos; Drenagem de Águas Pluviais; Saneamento Rural e Educação Ambiental para o Saneamento Básico.

Segundo a coordenadora técnica do pacto, Rosana Garjulli, a estratégia de trabalhar os seminários regionais por bacias hidrográficas se deve ao fato de que o acesso à água para abastecimento humano depende da disponibilidade hídrica de cada bacia.

“A ausência de esgotamento sanitário, de destinação correta dos resíduos sólidos e de drenagem afeta diretamente a quantidade e a qualidade da água a ser disponibilizada à população residente nos municípios”, comentou a coordenadora técnica do pacto.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?