Logo O POVO+
Artigo - Heitor Férrer e Eunício na terceira via em Fortaleza
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Heitor Férrer e Eunício na terceira via em Fortaleza

"Na segunda quinzena de outubro, Heitor poderá ser o principal oponente de Capitão Wagner", aponta em artigo o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político (Foto: ARQUIVO)
Foto: ARQUIVO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político

O presidente estadual do MDB, o empresário Eunício Oliveira, foi um dos grandes responsáveis pela criação da terceira via na sucessão em Fortaleza, com a colaboração do presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Genecias Noronha. Assim nasceu a candidatura de Heitor Férrer ao cargo de prefeito de Fortaleza. Eunício Oliveira e Genecias Noronha têm o interesse de construir um palanque de confluência de vários setores da classe política e da sociedade civil, numa verdadeira coligação partidária nessa sucessão municipal de caráter ideológico de centro ou centrista.

É preciso frisar que o capital político-eleitoral do prefeiturável Heitor Férrer já é consolidado, sendo algo em torno de 8% até 12% das perspectivas dos votos válidos no primeiro turno. Heitor não fez uma pré-campanha, pois apenas passou esse período tentado construir uma coligação competitiva, todavia, teve êxito na missão. A coligação entre o Solidariedade e o MDB deu a capacidade ímpar de capital político-eleitoral ao prefeiturável, com algumas sinalizações negativas nas redes sociais, contudo, o silêncio dos novos apoiadores dessa terceira via na sucessão municipal, em breve será trocada por manifestações de apoio. Existe uma tendência de crescimento eleitoral de Heitor Férrer nos próximos dias.

A prefeiturável e ex-prefeita Luizianne Lins (PT) entrou num processo de autoisolamento entre os seus companheiros petistas, pois não tem praticamente um candidato competitivo, como companhia na chapa majoritária ao cargo de vice-prefeito, como também há uma fuga de ex-auxiliares das suas administrações municipais para a campanha de prefeito em Caucaia do deputado estadual Elmano de Freitas (PT), em função da competitividade do mesmo no município da Região Metropolitana de Fortaleza.

O eleitorado anti-José Sarto (PDT) da prefeiturável Luizianne Lins (PT) deverá migrar para o prefeiturável Heitor Férrer (SD), nos próximos dias, assim como o eleitorado anti-Capitão Wagner (PROS) da candidata petista deverá votar no prefeiturável Renato Roseno (PSOL), como a melhor opção de centro-esquerda no pleito eleitoral de Fortaleza. Luizianne Lins poderá ser o novo Inácio Arruda na eleição de 2020, na capital cearense.

A coligação partidária MDB e Solidariedade deverá defender a manutenção da parceria na administração entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, com a diferença de ter um canal mais aberto do que a atual administração municipal, com o Governo Federal. Eunício Oliveira e o deputado federal Genecias Noronha (SD) têm a noção da queda da arrecadação financeira da Prefeitura de Fortaleza, nos últimos anos, assim como nos próximos anos, isso torna necessária uma parceria muito forte entre as três máquinas administrativas, na próxima gestão pública, em Fortaleza. O eleitorado camilista que não é pró-Ferreira Gomes e que não tem simpatia pela candidatura do prefeiturável Capitão Wagner, somente deseja o continuísmo, com a renovação do grupo político vigente no poder administrativo municipal de Fortaleza.

Heitor Férrer deverá ser visto como uma renovação da continuidade administrativa, assim como a melhor opção política-eleitoral moderada, para a classe média tradicional fortalezense. Heitor deverá, ainda, se apresentar aos parlamentares emedebistas e aos parlamentares do Solidariedade, na sua publicidade na televisão, rádio e redes sociais, como antítese do eu sozinho, como foi na última campanha eleitoral de 2016, para o cargo de prefeito de Fortaleza. O discurso da continuidade das principais obras do prefeito Roberto Cláudio, porém, com ênfase nas políticas públicas favoráveis às camadas mais pobres da sociedade civil da capital cearense, pois este é o único discurso atrativo aos eleitores paupérrimos, para compreenderem o prefeiturável do Solidariedade numa campanha curtíssima de 45 dias do primeiro turno.

A demora da apresentação de José Sarto, como o candidato do condomínio político-eleitoral dos irmãos Gomes (Ciro - Cid - Ivo) e do governador Camilo Santana (PT), assim como o vácuo político-eleitoral nas redes sociais cirista-robertista, após a indicação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará como candidato a prefeito de Fortaleza é um sinal de desmotivação da militância digital pedetista. José Sarto apenas atuou como uma liderança tradicional nas convenções partidárias dos seus aliados.

Em contrapartida, o prefeiturável, Capitão Wagner mantém uma agenda positiva nas redes sociais, enquanto Heitor Férrer já criou um ritmo frenético de produção de conteúdo para as redes sociais.

Na segunda quinzena de outubro, Heitor poderá ser o principal oponente de Capitão Wagner. Com isso, poderá haver um esvaziamento da candidatura governista, para os dois primeiros colocados na preferência eleitorado fortalezense.

Heitor Férrer precisa trabalhar para ser o anti-Capitão Wagner, por dois motivos: o primeiro é o provável colapso da campanha petista, e a segunda é o não carisma político-eleitoral da chapa majoritária governista (José Sarto e Élcio Batista). A coligação MDB e Solidariedade tem o papel de ser a grande surpresa, no primeiro turno do pleito eleitoral de Fortaleza. A nova geringonça da polícia cearense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?