Logo O POVO+
Com pesquisa sobre pele de tilápia, Ceará ganha mais um prêmio internacional
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Com pesquisa sobre pele de tilápia, Ceará ganha mais um prêmio internacional

O cirurgião plástico Edmar Maciel foi o grande vencedor do Prêmio Euro de Inovação em Saúde
Tipo Notícia
Edmar Maciel, presidente do Instituto de apoio ao queimado. Banco de pele animal no núcleo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos da UFC. (Mariana Parente/ Especial para O POVO) (Foto: MARIANA PARENTE)
Foto: MARIANA PARENTE Edmar Maciel, presidente do Instituto de apoio ao queimado. Banco de pele animal no núcleo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos da UFC. (Mariana Parente/ Especial para O POVO)

O cirurgião plástico cearense Edmar Maciel foi o grande vencedor do Prêmio Euro de Inovação em Saúde, com a pesquisa da pele de tilápia desenvolvida no Ceará. O anúncio do prêmio, no valor de 500 mil euros, foi feito durante evento virtual, realizado nessa noite de quinta-feira, que reuniu os 11 finalistas premiados, que teve como mestre de cerimônia a atriz Cláudia Raia.

Além do prêmio principal para a pesquisa com a pele do peixe em tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e Medicina Regenerativa, foram apresentados os demais trabalhos concorrentes, que receberam, cada um, o equivalente a 50 mil euros pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras voltadas para a saúde e o bem estar da população. Foram 1655 trabalhos inscritos para concorrer à premiação no valor total de 1 milhão de euros.

A pesquisa cearense sagrou-se vencedora nas três etapas seletivas: inicialmente, figurou entre os 115 finalistas, selecionados por um Conselho Médico, para irem ao Grande Júri, formado pela comunidade médica do País; em seguida, ficou entre os 11 trabalhos vencedores, escolhidos via internet exclusivamente por médicos registrados nos Conselhos Regionais de Medicina, para a grande final. A votação que elegeu o Grande Vencedor, a exemplo das fases anteriores, foi realizada através do site do Prêmio.

Pele de tilápia

A pele de tilápia vem sendo utilizada em áreas da Medicina, Veterinária e Odontologia; está em sete países (EUA, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador) e sete Estados brasileiros (PE, RS, GO, SP, RJ, PR e CE); foi destaque nas séries internacionais The Good Doctor, Vampire, The Resident e Grey’s Anatomy. Já recebeu 15 prêmios em primeiro lugar e motivou 24 artigos em publicações nacionais e internacionais, bem como uma parceria de pesquisa com a NASA.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?