Logo O POVO+
Sefaz inclui instituições religiosas na campanha Sua Nota Tem Valor
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sefaz inclui instituições religiosas na campanha Sua Nota Tem Valor

Entrou em vigor, com a publicação da Instrução Normativa nº 65, no Diário Oficial do Estado do Ceará, norma que inclui também o cadastro das instituições esportivas e educacionais
Tipo Notícia
O 28º sorteio do programa "Sua Nota Tem Valor" foi realizado nessa sexta-feira, 18, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) (Foto: DIVULGAÇÃO SEFAZ/CE)
Foto: DIVULGAÇÃO SEFAZ/CE O 28º sorteio do programa "Sua Nota Tem Valor" foi realizado nessa sexta-feira, 18, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz)

A partir de agora, instituições religiosas do Ceará podem participar do programa Sua Nota Tem Valor, uma campanha da Secretaria da Fazenda do Estado. Entrou em vigor, com a publicação da Instrução Normativa nº 65, no Diário Oficial do Estado do Ceará, norma nesse sentido e que inclui também o cadastro das instituições esportivas e educacionais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sefaz, as novas regras ampliam a abrangência do programa e permitem o cadastro das instituições religiosas para participar do sorteio e da premiação em rateio do programa. De acordo com o texto, as entidades devem apresentar, na hora do cadastro, a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) ou a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Também deverão ser entregues todos os documentos e comprovações exigidos no artigo 6º da Instrução Normativa nº 46/2020, que estabelece as normas e procedimentos do programa.

Educação

A Instrução Normativa simplifica também o cadastro das instituições da área da educação. A partir de agora, as escolas e instituições de ensino superior (IES) do Ceará sem fins lucrativos poderão apresentar apenas um documento de registro, podendo ser o emitido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conselho Estadual de Educação (CEE) ou Conselho Municipal de Educação de município cearense, onde o estabelecimento está localizado.

Esporte

Ampliando a possibilidade de participação das instituições esportivas, o programa Sua Nota Tem Valor deixa de exigir a documentação de utilidade pública estadual, federal ou municipal, sendo necessário como requisito específico o certificado do Conselho Estadual de Desportos, além da documentação geral solicitada para todas as instituições.

Código da Instituição

Para facilitar a escolha da instituição, a Sefaz traz mais uma novidade e disponibiliza um código de identificação (Id) para cada uma das instituições sem fins lucrativos. Com essa nova opção, o participante poderá escolher especificamente a entidade que irá beneficiar com o sorteio. Este código pode ser obtido na busca da instituição pelo aplicativo.

Rateio

A Fazenda lembra ainda que, a partir do próximo rateio, em outubro, passa a valer a mudança no programa para abranger ainda mais instituições e aumentar a distribuição dos recursos. Com a alteração, foi ampliada a dimensão social do programa, reduzindo de 0,5% para 0,1% o Índice de Engajamento Social que deve ser atingido para o prêmio em rateio. A expectativa é beneficiar cerca de cem instituições sem fins lucrativos, todos os meses.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?