Logo O POVO+
Fiocruz/CE usa inteligência artificial contra o AVC
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fiocruz/CE usa inteligência artificial contra o AVC

Tipo Opinião
HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA (Foto: Evilázio Bezerra / O POVO.DOC)
Foto: Evilázio Bezerra / O POVO.DOC HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA

Um projeto da Fiocruz Ceará vai ajudar no processo de reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando óculos e cenários de realidade virtual. O protótipo utiliza a técnica da terapia do espelho e sensores especiais para ajudar na recuperação do membro atingido após o AVC. A validação clínica da pesquisa, de autoria de Cássio Pinheiro, doutorando em Ciências, Biotecnologia e Saúde dessa fundação, será realizada no Hospital Geral de Fortaleza, que tem uma unidade destinada para a recuperação desses pacientes, considerada uma das melhores do País. O projeto ganhou destaque também porque vai receber investimentos depois de ser uma das ideias inovadoras aprovadas no Programa Centelha. Receberá capacitação profissional e recursos nos valor de R$ 80 mil. A solução pode ser utilizada para recuperação completa de pacientes no tratamento domiciliar, com acompanhamento remoto feito com auxílio de Inteligência Artificial e de profissionais de saúde. "Nossa proposta é transformar um tratamento clínico em algo lúdico e prazeroso, simulando o cotidiano e aumentando a eficiência", explica Cássio Pinheiro.

Leia também | 

Fortaleza integra pesquisa internacional sobre como a pandemia afetou a mobilidade urbana

Centro de Inteligência Artificial da UFC recebe primeiros equipamentos e começa a ser estruturado

 

Disciplina

Em Sobral, uma cena chama a atenção: presos trabalhando nas obras de ampliação da Penitenciária Regional. Para um Estado que viveu rebeliões na área (2016), vê-se que valeu adotar regras rígidas de visitação, nada de celular e isolamento de chefes.

Agronegócio

Pelo Porto do Mucuripe, começou a temporada de exportação de frutas da safra 202/2021 para a Europa. Por lá, seguiram, nesta semana, para a Europa, 3.315 toneladas: melancia (Mossoró) e uva e melão (Petrolina). Até fevereiro, um embarque total de 63 mil toneladas.

Horário eleitoral

O TRE realizará na próxima segunda-feira, às 10 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmec), reunião com partidos políticos e emissoras de rádio e TV. Hora de definir rateio do horário da propaganda eleitoral gratuita, que começa dia 9 próximo.

Luizianne Lins e Camilo Santana
Foto: Divulgação
Luizianne Lins e Camilo Santana

Neutro

O governador Camilo Santana (PT), segundo fontes palacianas, decidiu: não vai subir em nenhum palanque eleitoral em Fortaleza. Embora seja simpático à chapa Sarto-Élcio, tem no seu partido, o PT, Luizianne Lins como candidata ao Paço. Aguardará o segundo turno.

Leia também | "Nós temos uma parceria política com o prefeito Roberto Cláudio", diz Camilo sobre postagem de Luizianne

 

Eleição superior

O IFCE formou comissão eleitoral que definirá, nos próximos dias, o processo da eleição de reitor, que, por causa da Covid-19, será virtual. Nessa Instituição, não há lista tríplice e ganha o pleito quem tiver mais votos. O nome é ratificado pelo presidente da República.

Licenciamentos

O Conselho Estadual do Meio Ambiente apreciará amanhã, em reunião remota, proposta da Semace que cria um portal só para publicação de informações sobre processos de licenciamento ambiental. A Semace diz que isso dará maior transparência nesse aspecto.

1

milhão de mortos pelo novo coronavírus já registra o mundo. EUA, Brasil e Índia concentram quase metade das vítimas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tudo azul

Com seu caminhão de serviços instalado na Praça do Ferreira, a Caixa Econômica Federal prossegue oferecendo à clientela renegociação de dívidas. Oferece bons descontos. O prazo da campanha vai até a próxima sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Segurança

Nesta quinta-feira, às 21 horas, acontece a live "Cobertura de Segurança Pública, promoção da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (@abraji). Com o jornalista Demitri Túlio, repórter especial do O POVO, e Angelina Nunes, do Programa Tim Lopes.

Educação

Carlos Henrique Ferreira de Lima - 3º ano fundamental da Escola Abigail Sampaio, de São Gonçalo do Amarante, foi um dos 30 alunos no País agraciados no concurso "Arte com Energia". A ação do Instituto EDP (SP) valoriza a Língua Portuguesa. Ele ganhou um tablet.

Sobe

PF, Congresso e sociedade civil, que reagem à "boiada" que o Ministério do Meio Ambiente quer deixar passar no que diz respeito a manguezais e restingas.

Desce

Ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) que, na derrubada de resoluções que restringiam desmatamento em manguezais e restingas, atende a resorts e ruralistas.

Horizontais

Será amanhã a inauguração do Guará Le Petit, supermercado no estilo prático e compacto que ocupa área em frente ao Centro Dragão do Mar. /// Algum candidato já foi punido pelo MPE por fazer aglomerações? /// Morreu ontem Asthon Guilherme (92), fundador do Colégio General Osório e ex-secretário de Educação de Fortaleza. Pêsames à família. /// Com recursos do Edital das Artes 2019, o compositor cearense Marcus Dias, recuperando-se de um AVC, finaliza seu 7º álbum, parceria com Isaac Cândido, Bruno Perdigão e Pantico Rocha entre outros. /// Só lembrando: "E aí, vai de Vozão ou de Leão?!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?